O Planetário – Casa da Ciência de Braga promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.
Um Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas “viagens” em tempo real pelo espaço. Viagens essas que revolucionam o ensino das Ciências.
Tudo começa com um complexo trabalho de simulação da realidade feito em computador. A superfície de Marte, o céu profundo, uma quantidade infinita de galáxias ou o fundo do mar são fielmente reconstituídos com base em fotografias, estudos de relevo ou imagens obtidas com sondas, na mesma lógica de funcionamento de ferramentas como o Google Earth. As imagens em movimento do cinema digital imersivo são projectadas na cúpula do planetário, também conhecida por “domo”, preenchendo praticamente a totalidade do campo de visão do espectador em 360º.
Quem assiste encontra-se confortavelmente recostado numa cadeira típica de sala de cinema, mas numa posição mais aproximada do deitado que do sentado. O espectador tem a sensação de que está dentro do filme, imerso nas cenas projectadas.
O Planetário é um espaço com 30 lugares sentados e uma cúpula de 6 metros de diâmetro. A projecção é feita com um projector digital da Imersive Adventure de alta resolução que permite a projecção de filmes, filmes 3D e ainda a simulação do céu nocturno em tempo real.
A vinda ao planetário é um experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.
Quando olhamos para o Céu à noite vemos muitas estrelas brilhantes que formam constelações! Mas afinal o que são as constelações? Numa atividade prática os minicientistas vão explorar as constelações e conhecer a Ursa Maior e a Ursa Menor! Sempre que possível esta atividade deve ser complementada com uma sessão de planetário imersivo digital.
Nesta Oficina Pedagógica os minicientistas vão explorar os foguetões e depois viajar numa sessão de planetário imersivo! Uma actividade divertida, que utiliza materiais do uso quotidiano, permite a desenvoltura da capacidade de manuseamento de materiais e a imaginação. Sem se aperceberem, os mais pequenos aprendem a brincar conceitos como a aerodinâmica e as propriedades do ar.
Todos sabemos que o ar existe, mas como é que podemos comprovar? E afinal o que é o ar?
Nesta Oficina Pedagógica várias questões vão sendo colocadas e, os alunos vão ser capazes de responder através da realização de experiências divertidas!
Nesta Oficina Pedagógica os minicientistas vão viajar pelo Ciclo da água na companhia da Gota de Água! Pretende-se sensibilizar para a importância da conservação da água e para a tomada de comportamentos mais amigos do ambiente. De forma simples e divertida todos os participantes vão compreender todo a viagem que a água faz até nós!
A natureza está cheia de cores e feitios! Com materiais de laboratório vamos extrair os pigmentos de diversos vegetais e flores para pintar bonitos desenhos. Uma atividade que permite aos mini-cientistas dar asas à sua imaginação.
Os microrganismos existem em todo o lado… até nas mãos! A lavagem das mãos é essencial
para uma boa higiene e para o controlo de transmissão de muitas doenças. Mesmo limpas as mãos têm naturalmente microrganismos. Serão todos “maus” ou existem microrganismos “bons”? Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão realizar pequenas experiências para compreender melhor estes conceitos.
Uma atividade divertida e inovadora que coloca os mais novos em contato com a robótica. As crianças vão aprender o básico da programação através de um jogo divertido com o simpático robô Cubetto
As plantas aromáticas são utilizadas na culinária, na cosmética e até em medicamentos. Nesta atividade os participantes têm a oportunidade de fazer o seu próprio sabonete de glicerina com uma planta aromática à escolha.
Com a observação e manuseamento de espécies de seres vivos torna-se muito mais fácil e intuitivo a compreensão de conceitos como biodiversidade e a importância dos charcos. Nesta atividade os participantes têm a oportunidade de “ver de perto” e “capturar” os seres vivos do nosso charco.
Vamos descobrir o que são insetos e quais as suas características principais. Através da observação com lupas digitais e exploração do nosso jardim vamos identificar os insetos que habitam a Casa da Ciência de Braga.
Quais são os 5 sentidos que todos temos? Vamos explorar o olfato, paladar, visão, tato e audição através de experiências sensoriais. No final os mini-cientistas vão poder escolher o sentido favorito e levar a experiência para casa.
Conteúdo retirado de casacienciabraga.org
Autorizado por casacienciabraga.org
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