O Planetário – Casa da Ciência de Braga promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.
Um Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas “viagens” em tempo real pelo espaço. Viagens essas que revolucionam o ensino das Ciências.
Tudo começa com um complexo trabalho de simulação da realidade feito em computador. A superfície de Marte, o céu profundo, uma quantidade infinita de galáxias ou o fundo do mar são fielmente reconstituídos com base em fotografias, estudos de relevo ou imagens obtidas com sondas, na mesma lógica de funcionamento de ferramentas como o Google Earth. As imagens em movimento do cinema digital imersivo são projectadas na cúpula do planetário, também conhecida por “domo”, preenchendo praticamente a totalidade do campo de visão do espectador em 360º.
Quem assiste encontra-se confortavelmente recostado numa cadeira típica de sala de cinema, mas numa posição mais aproximada do deitado que do sentado. O espectador tem a sensação de que está dentro do filme, imerso nas cenas projectadas.
O Planetário é um espaço com 30 lugares sentados e uma cúpula de 6 metros de diâmetro. A projecção é feita com um projector digital da Imersive Adventure de alta resolução que permite a projecção de filmes, filmes 3D e ainda a simulação do céu nocturno em tempo real.
A vinda ao planetário é um experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.
Os microrganismos existem em todo o lado… até nas mãos! A lavagem das mãos é essencial para uma boa higiene e para o controlo de transmissão de muitas doenças. Mesmo limpas as mãos têm naturalmente microrganismos. Serão todos “maus” ou existem microrganismos “bons”? Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão realizar pequenas experiências para compreender melhor estes conceitos.
Em contexto de sala de aula ou no nosso laboratório os mini-cientistas vão descobrir mais sobre os microrganismos. Afinal, o que são microrganismos? Onde estão? E serão todos “maus” para nós? Com uma experiência didática será possível perceber que os microrganismos estão por todo o lado e, alguns são essenciais para a nossa sobrevivência.
Quando está sol e chuva vemos no céu um arco-íris, como é que se formou? E porque é que os objetos têm cores diferentes? Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão responder a estas e outras questões. Usando prismas, lâmpadas coloridas e filtros os alunos vão aprender mais sobre a luz e as cores. No final, cada aluno irá construir um disco de Newton para si.
Sabemos que a água não existe em abundância e que é importante a sua preservação. Com esta atividade pretende-se sensibilizar os mini-cientistas para a importância da água, explicar o seu ciclo e viajar por todas as suas fases. Nesta Oficina Pedagógica vão ser abordados temas como: a importância da água, as fases do seu ciclo, a poluição e ações sustentáveis.
Quando olhamos para o Céu à noite vemos muitas estrelas brilhantes que formam constelações! Mas afinal o que são as constelações? Numa atividade prática os minicientista vão explorar as constelações e conhecer a Ursa Maior e a Ursa Menor!
Sempre que possível esta atividade deve ser complementada com uma sessão de planetário imersivo digital.
Todos sabemos que o ar existe, mas como é que podemos comprovar? E afinal o que é o ar?
Nesta Oficina Pedagógica várias questões vão sendo colocadas e, os alunos vão ser capazes de responder através da realização de experiências divertidas!
Uma atividade muito divertida onde os participantes têm a oportunidade de usar materiais como fios condutores, lâmpadas led, pilhas e clips.
O objetivo é construir um circuito elétrico e conseguir que a lâmpada acenda ao mesmo tempo que se abordam temáticas e conceitos como a condutividade dos materiais, a eletricidade e o seu uso no nosso dia-a-dia.
A atividade pretende abordar temas como a constituição e características das plantas. A partir da técnica da cromatografia, os participantes conseguem ver e perceber quais os pigmentos responsáveis pela cor das plantas e vegetais. A atividade prática convida os alunos a porem mãos à obra e a perceber um processo natural que nos deparamos todos os anos, mas que “esconde” um mecanismo fantástico e curioso!
Vamos pôr a funcionar um robô com códigos de cor! Uma atividade diferente e muito pedagógica que incentiva as crianças a aprender o básico da programação através de tarefas divertidas com o robô Ozobot (3º e 4º anos) ou o robô Cubetto (1º e 2º anos).
Como se distinguem os sólidos dos líquidos? O que é a evaporação e a olidificação? Com experiências que recorrem a matérias do quotidiano, os participantes vão aprender o que são líquidos, sólidos e gases.
Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão observar, com o auxílio de lupas digitais, e identificar a biodiversidade do charco. Através desta experiência torna-se mais fácil a compreensão de conceitos como, por exemplo, ser vivo, anfíbio, inseto e habitat.
A encosta do Sol situada em Gualtar é um local com muita biodiversidade para explorar. Nesta atividade vamos realizar um percurso pedestre para descobrir os animais e plantas que habitam por lá. Esta atividade está englobada no prémio REN que a associação Bonus Itineris ganhou e da qual o Planetário -Casa da Ciência de Braga é parceiro. Condicionada pela meteorologia, necessário calçado e roupa adequada.
Vamos descobrir um material essencial à vida: a água! Ao realizar experiências divertidas com água vamos estudar as suas propriedades e características físicas.
Porque é que os alfaiates, pequenos insetos, flutuam na água? Será que são muito leves ou existe algum efeito físico? Vamos falar da tensão superficial dos líquidos e realizar várias atividades práticas e divertidas para descobrir e aprender mais sobre este fenómeno.
Esta atividade pretende explicar o que são as fases da lua e porque é que as vemos. De uma forma muito divertida e interativa os participantes constroem um auxiliar com as fases lua. A lua tem mais fases do que aqueles que imaginávamos! Definições como crateras, meteoróides, satélite natural entre outros também vão ser explorados.
Os ímanes têm um poder de atração irresistível! Esta Oficina Pedagógica explora o magnetismo dos ímanes. Os alunos vão poder experimentar o comportamento dos materiais na presença de um íman, perceber a existência dos pólos Norte e Sul do planeta Terra e aprender a orientar-se com uma
bússola. No final, cada aluno constrói a sua própria bússola.
As boas e as más palavras estão relacionadas com a qualidade da água? Francisca Cadete revela-nos a resposta através do conto “As Fadas” de Charles Perrault. Sem esquecer as informações atuais sobre a preservação da água e a relação do ser humano com o plástico. Entre perguntas e respostas, situações inusitadas, literatura, caminhos marítimos e biodiversidade, os pequenos são convidados a oferecer um copo de água às gerações futuras.
As cores dos animais e das plantas transmitem informações que os ajudam a sobreviver. O livro “O Dia em que os lápis desistiram”, de Drew Daywalt com ilustrações de Oliver Jeffers, é o ponto de partida para explorar com boa disposição o significado das cores em alguns animais e plantas. Vem descobrir as cores da tua criatividade!
Através da história bem-humorada “A Revolta dos Vegetais” , de David Aceituno com ilustrações de Daniel Montero Galán, descobrimos como os vegetais são alimentos ricos em nutrientes, importantes para a saúde, ajudam a colorir o nosso prato e não gostam de ficar esquecidos no frigorífico. Vem explorar a tua imaginação com a ajuda dos vegetais!
Conteúdo retirado de casacienciabraga.org
Autorizado por casacienciabraga.org
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