Planetário - Casa da Ciência de Braga

O Planetário – Casa da Ciência de Braga promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.

Planetário Imersivo Digital

Planetário Imersivo Digital

Um Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas “viagens” em tempo real pelo espaço. Viagens essas que revolucionam o ensino das Ciências.

Tudo começa com um complexo trabalho de simulação da realidade feito em computador. A superfície de Marte, o céu profundo, uma quantidade infinita de galáxias ou o fundo do mar são fielmente reconstituídos com base em fotografias, estudos de relevo ou imagens obtidas com sondas, na mesma lógica de funcionamento de ferramentas como o Google Earth. As imagens em movimento do cinema digital imersivo são projectadas na cúpula do planetário, também conhecida por “domo”, preenchendo praticamente a totalidade do campo de visão do espectador em 360º.

Quem assiste encontra-se confortavelmente recostado numa cadeira típica de sala de cinema, mas numa posição mais aproximada do deitado que do sentado. O espectador tem a  sensação de que está dentro do filme, imerso nas cenas projectadas.

O Planetário é um espaço com 30 lugares sentados e uma cúpula de 6 metros de diâmetro. A projecção é feita com um projector digital da Imersive Adventure de alta resolução que permite a projecção de filmes, filmes 3D e ainda a simulação do céu nocturno em tempo real.

A vinda ao planetário é um experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.

Oficina Pedagógica 3ºCEB

A Oficina Pedagógica tem 50% de desconto para grupos escolares do concelho de Braga ao abrigo do Protocolo SEI com a CMBraga

Modulação e impressão 3D

Nesta atividade os alunos vão criar modelos tridimensionais utilizando um programa de computador e posteriormente imprimir na impressora 3D. Nesta Oficina Pedagógica vão ser abordados conceitos como: grandezas geométricas, isometrias do plano, rotação, reflexão e visualização tridimensional.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Gestão e conservação da Natureza

Ao longo do tempo a ação humana tem produzido vários impactos ambientais e é essencial discutir a necessidade de acções sustentáveis. De forma a reduzir estes impactos, a proteger espécies e locais foram sendo criadas áreas como p.ex. Parque Nacional, Parques Naturais e Reservas Naturais. Sempre que possível esta atividade deve ser complementada com uma caminhada pelo Trilho da Encosta do Sol.

No Centro Ciência Viva, na Escola ou on-line.

Espécies invasoras: o que são?

As espécies invasoras podem transformar o ecossistema onde são introduzidas e trazer riscos para o mesmo. Estas espécies podem ser animais, plantas, fungos ou até microrganismos! Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão conhecer as espécies invasoras existentes em Portugal e quais são os seus impactos, positivos ou negativos, para o ambiente.

No Centro Ciência Viva, na Escola ou on-line.

Conhecer o ADN

Uma atividade que permite compreender conceitos relacionados com a genética e a hereditariedade. Os alunos fazem a extração de ADN, seguindo um protocolo que permite desenvolver as competências práticas experimentais, trabalho de grupo e o sentido crítico. No final, os participantes podem levar consigo uma “nuvem de ADN”!

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Espectroscopia: o estudo da luz

Existe luz que não se vê? O que é a refracção? Nesta Oficina Pedagógica os alunos vão “brincar com luz”! Abordagem de temas como propagação da luz, qual a sua velocidade e ainda perceber porque é que o céu é azul…!

No Centro Ciência Viva, na Escola ou on-line.

À procura dos microplásticos

Os microplásticos são uma ameaça crescente para a biodiversidade e os ecossistemas. Nesta Oficina Pedagógica pretende-se que os alunos sejam capazes de detetar microplásticos em diversas amostras de sedimentos através de um protocolo experimental. No final pretende-se que os alunos consigam formular soluções para minorar os efeitos desta problemática e preservar o meio ambiente.

Na Escola.

Início à programação com Micro:bit

Nesta atividade vamos aprender a programar Micro:bits, mini computadores que funcionam como o “cérebro” de pequenos robôs. Vamos ensinar os Micro:bits a “pensar” e a executar pequenas tarefas, e também a programar
alguns jogos para mais diversão! O Micro:bit é um dispositivo programável que permite aprender a programar de forma simples, lúdica e criativa.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Programação e robótica com Micro:bit

Os Micro:bits são mini computadores que funcionam como o “cérebro” de pequenos robôs. Nesta atividade vamos programar um robô através do
micro:bit, fazendo pequenos projetos com os sensores integrados. Quase de forma autónoma e em grupo, os alunos obtêm uma introdução a todas as fases de conceção, desenvolvimento, programação e execução de projetos de robótica educativa.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Construção de um relógio-de-sol

Uma atividade divertida que foca temáticas relacionadas com a medição do tempo, perceção da longitude e latitude, a orientação celeste, o movimento aparente do Sol e ainda a rotação e translação da Terra. Os participantes constroem o seu próprio relógio de sol horizontal que permite determinar as horas na nossa latitude.

No Centro Ciência Viva, na Escola ou on-line.

À procura dos ácidos e das bases

Encontramos ácidos e bases em todo lado, desde o laboratório até à nossa casa. Os ácidos são azedos e agressivos, e encontramos no vinagre das saladas, no sumo de limão ou na bateria dos carros. As bases amargas, encontramos na cerveja, no sabão ou nos produtos de limpeza de casa. Mas como sabemos se uma solução é ácida ou básica? Através de diversas experiências vamos conseguir responder a essa e a outras perguntas!

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

A biodiversidade do charco

A diversidade biológica é uma das riquezas da Natureza e é importante conhecer, classificar e conservar. Com esta atividade os participantes têm a oportunidade de amostrar as espécies existentes no charco e classificá-las. Com recurso a guias e chaves dicotómicas e lupas digitais, são abordados temas como a biodiversidade, espécie e taxonomia, assim como a importância da classificação e conservação dos seres vivos.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Observação astronómica noturna

Nesta Oficina Pedagógica os alunos poderão observar os astros do céu à noite, como galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues! Através de
um telescópio com uma tecnologia à distância que se liga aos smartphones e faz imagens em tempo real. As imagens são imediatamente enviadas para os
participantes guardarem e partilharem. Dependente das condições meteorológicas e condicionada 31 para 19 dispositivos.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Conteúdo retirado de  casacienciabraga.org

Autorizado por casacienciabraga.org

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