Planetário - Casa da Ciência de Braga

O Planetário – Casa da Ciência de Braga promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.

Planetário Imersivo Digital

Planetário Imersivo Digital

Um Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas “viagens” em tempo real pelo espaço. Viagens essas que revolucionam o ensino das Ciências.

Tudo começa com um complexo trabalho de simulação da realidade feito em computador. A superfície de Marte, o céu profundo, uma quantidade infinita de galáxias ou o fundo do mar são fielmente reconstituídos com base em fotografias, estudos de relevo ou imagens obtidas com sondas, na mesma lógica de funcionamento de ferramentas como o Google Earth. As imagens em movimento do cinema digital imersivo são projectadas na cúpula do planetário, também conhecida por “domo”, preenchendo praticamente a totalidade do campo de visão do espectador em 360º.

Quem assiste encontra-se confortavelmente recostado numa cadeira típica de sala de cinema, mas numa posição mais aproximada do deitado que do sentado. O espectador tem a  sensação de que está dentro do filme, imerso nas cenas projectadas.

O Planetário é um espaço com 30 lugares sentados e uma cúpula de 6 metros de diâmetro. A projecção é feita com um projector digital da Imersive Adventure de alta resolução que permite a projecção de filmes, filmes 3D e ainda a simulação do céu nocturno em tempo real.

A vinda ao planetário é um experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.

Oficina Pedagógica 2ºCEB

A Oficina Pedagógica tem 50% de desconto para grupos escolares do concelho de Braga ao abrigo do Protocolo SEI com a CMBraga

Luz e cores

Quando a luz do Sol atravessa as gotas da chuva produzem-se as cores do arco-íris! O que explica este fenómeno? E os objetos, têm cores diferentes?! Usando prismas, lâmpadas coloridas e filtros vamos aprender mais sobre a luz e as cores. Os alunos vão construir um disco de Newton e de Benham e
desmitificar os fenómenos produzidos pela luz.

No Centro Ciência Viva, na Escola ou online.

Explorar os microrganismos

Os microrganismos são seres vivos microscópicos que se dividem em cinco grupos: bactérias, fungos (incluindo as leveduras), vírus, algas e protozoários. Mas afinal o que são? Será que todos são prejudiciais ao ser humano? Com esta atividade pretende-se a alertar para a importância do papel dos microrganismos. Esta atividade deve ser dividida em duas visitas para  ossibilidade de crescimento de culturas biológicas.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Experiências com ímans

Os ímanes têm um poder de atração irresistível! Esta Oficina Pedagógica explora o magnetismo dos ímanes. Os alunos vão poder experimentar o comportamento dos materiais na presença de um íman, perceber a existência dos pólos Norte e Sul do planeta Terra e aprender a orientar-se com uma
bússola. No final, cada aluno constrói a sua própria bússola.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Modulação e impressão 3D

Nesta atividade os alunos vão criar modelos tridimensionais utilizando um programa de computador e posteriormente imprimir na impressora 3D. Nesta Oficina Pedagógica vão ser abordados conceitos como: grandezas geométricas, isometrias do plano, rotação, reflexão e visualização tridimensional..

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Solo: o suporte de vida

O solo é a camada superficial da crosta terrestre e é um material de suporte de vida. Quais são as suas funções? E como se formou? Nesta oficina Pedagógica os alunos vão explorar a temática do solo com atividades práticas que abordam conceitos como os seus componentes, as propriedades do solo e formas de conservação.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Às voltas com os circuitos elétricos

Uma atividade onde os alunos têm a oportunidade de usar materiais como fios condutores, lâmpadas led, pilhas e motores. O objetivo é construir um circuito elétrico e conseguir que a lâmpada acenda ao mesmo tempo que se abordam
temáticas e conceitos como a condutividade dos materiais, a eletricidade e o seu uso no nosso dia-a-dia.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Percurso  interpretativo na Encosta do Sol

A encosta do Sol situada em Gualtar é um local com muita biodiversidade para explorar. Nesta atividade vamos realizar um percurso pedestre para descobrir os animais e plantas que habitam por lá. Esta atividade está englobada no prémio REN que a associação Bonus Itineris ganhou e da qual o Planetário -Casa da Ciência de Braga é parceiro. Condicionada pela meteorologia, necessário calçado e roupa adequada.

Programação com o Ozobot

Uma atividade diferente muito pedagógica e com desafios. Nesta Oficina Pedagógica os alunos são incentivados a aprender o básico da programação através da execução de tarefas com o robô Ozobot.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Início à programação com Micro:bit

Nesta atividade vamos aprender a programar Micro:bits, mini computadores que funcionam como o “cérebro” de pequenos robôs. Vamos ensinar os Micro:bits a “pensar” e a executar pequenas tarefas, e também a programar
alguns jogos para mais diversão! O Micro:bit é um dispositivo programável que permite aprender a programar de forma simples, lúdica e criativa.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

À descoberta das plantas

A atividade pretende abordar temas como a constituição, características das plantas, a fotossíntese e ainda as adaptações das plantas ao meio. A partir da
técnica da cromatografia, os participantes vão observar os pigmentos  responsáveis pela cor das plantas e vegetais e descobrir o porquê da mudança de cor das folhas no outono.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

A biodiversidade do charco

A diversidade biológica é uma das riquezas da Natureza e é importante conhecer, classificar e conservar. Com esta atividade os participantes têm a oportunidade de amostrar as espécies existentes no charco e classificá-las. Com recurso a guias e chaves dicotómicas e lupas digitais, são abordados temas como a biodiversidade, espécie e taxonomia, assim como a importância da classificação e conservação dos seres vivos.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Observação astronómica noturna

Nesta Oficina Pedagógica os alunos poderão observar os astros do céu à noite, como galáxias, nebulosas ou até enxames muito ténues! Através de
um telescópio com uma tecnologia à distância que se liga aos smartphones e faz imagens em tempo real. As imagens são imediatamente enviadas para os
participantes guardarem e partilharem. Dependente das condições meteorológicas e condicionada 31 para 19 dispositivos.

No Centro Ciência Viva ou na Escola.

Conteúdo retirado de  casacienciabraga.org

Autorizado por casacienciabraga.org

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