O Centro Ciência Viva de Tavira assume-se como instrumento de promoção cultural em ciência e tecnologia da população de Tavira e Sotavento do Algarve.
A Fotónica é a ciência da luz, a sua geração, deteção e manipulação. Esta atividade apresenta um conjunto de experiências de ótica geral, explorando conceitos integrados nos currículos das ciências.
A Holografia permite a gravação e projeção de imagens 3D através da utilização de luz laser e de elementos óticos. Atualmente existem inúmeras aplicações tecnológicas de hologramas na nossa sociedade. Nesta atividade será introduzida a teoria da holografia e explicada uma técnica de registo holográfico. Pretende-se que os alunos colaborem na construção de um holograma.
Através da produção do pão, são abordadas as reações bioquímicas que ocorrem durante o processo de fermentação, a constituição das farinhas, o contributo dos diferentes ingredientes para a textura e sabor finais do pão e a importância da atividade das leveduras.
Ao aprenderem a fazer sabão de azeite, através de uma atividade prática, os alunos têm a oportunidade de explorar os diversos aspetos ligados à química da saponificação, tanto em termos qualitativos como quantitativos. Adquirem ainda noções básicas relativas à segurança durante o processo de produção.
Todos os anos as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, para a nossa atmosfera, têm vindo a aumentar. A subida das temperaturas médias do planeta associada a fenómenos climáticos cada vez mais extremos demonstram como as alterações climáticas cada vez mais impactam o nosso dia à dia. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de realizar diferentes experiências de modo a compreender como estas alterações modificam os ciclos biogeoquímicos e físicos do nosso planeta.
Todos os anos, chegam vários milhões de toneladas de plástico aos nossos oceanos com consequências drásticas para os ecossistemas marinhos. Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre este tipo de
poluição através da análise de diferentes amostras recolhidas no ambiente marinho.
Plásticos há muitos: há vários tipos de plásticos com constituições químicas diferentes e, infelizmente, há também um número crescente de fragmentos plásticos espalhados por todo o planeta e seus habitantes. Nesta atividade, aprendemos mais sobre a composição química dos plásticos que utilizamos mais frequentemente, como distinguir entre
plásticos usando as suas características físico-químicas, e exploramos o seu potencial de reciclagem, tendo sempre como pano de fundo a promoção de hábitos de consumo sustentável que valorizem o plástico como um material durável e versátil, bom demais para ser lixo! Esta atividade enquadra-se no projeto ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081).
Sendo uma das espécies mais capturadas e consumidas em Portugal, a sardinha, enfrenta novos desafios em relação à sua gestão. Para além da sua importância socioeconómica, esta espécie, tem uma elevada importância ecológica e é extremamente sensível às crescentes alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer mais sobre a biologia e ecologia da sardinha, quais as pressões que a afetam e como as alterações climáticas
podem impactar as populações deste precioso recurso. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto SARDITEMP –
LISBOA-01-0145-FEDER-032209.
As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade os participantes terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham, assim como averiguar quais as melhores condições para a sua sobrevivência.
A Robótica Educativa é um dos ambientes de aprendizagem emergentes. Acredita-se que o seu uso tem impacto positivo nas aprendizagens dos alunos e que pode ser encarada como uma nova estratégia de aprendizagem. Vamos programar robots com base arduino, para que sejam capazes de se deslocarem sozinhos, ler sensores e de controlarem motores, campainhas, leds e outros dispositivos.
A partir de materiais simples do nosso quotidiano, os participantes têm a oportunidade de criar uma máquina de rabiscos. Estas máquinas, com o auxílio de um motor, fazem padrões divertidos à medida que se movem de forma irregular.
Nesta atividade os participantes são desafiados a construir uma máquina que voa dentro de um tubo de ar. Esta máquina é construída a partir de material simples e do dia-a-dia com um primeiro objetivo de fazer voar um objeto que não voa sozinho. À medida que os participantes conseguem superar o primeiro objetivo vão sendo propostos novos desafios.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o céu noturno e identificar, constelações, planetas, estrelas entre outros objetos visíveis com recurso a telescópio.
Com esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o sol com recurso a telescópio e um filtro solar. Terão ainda a oportunidade de construir relógios de sol.
Descoberta destes dois ecossistemas com toda a sua biodiversidade e riqueza adaptativa. Durante este percurso os participantes irão explorar a flora, a fauna e a importância ecológica dos diferentes habitats
Local: Praia do Barril
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia e Geologia
Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona, respetivos mecanismos de adaptação ao habitat e a sua importância ecológica.
Percurso “Da terra ao mar” com o objetivo de dar a conhecer algum do património cultural, histórico e natural em torno de Tavira. Será possível descobrir diferentes ambientes (salinas, campos agrícolas, sapal da Ria Formosa) e terminará no Arraial Ferreira Neto.
Local: Salinas Vale Caranguejo – Arraial Ferreira Neto
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia e História
O polvo comum é uma das principais espécies marinhas desembarcadas no Algarve e Santa Luzia depende exclusivamente desta pesca há mais de 30 anos, tendo recebido o título de “Capital do Polvo”. Pretende-se dar a conhecer o tipo de artes de pesca, as suas características efuncionalidades, assim como o tipo de embarcações
utilizadas. Serão também abordados aspetos relacionados com a biologia e ecologia do polvo, ameaças e curiosidades.
Esta atividade é realizada nos mercados municipais e tem como principal objetivo explicar que tipo de alimentos de origem marinha podemos encontrar nas superfícies comerciais, qual a sua origem e o modo de captura. Será abordado o tema da sustentabilidade dos recursos e serão dados alguns conselhos para um consumo mais barato e mais saudável, que assegure a sustentabilidade dos recursos marinhos.
Observação e identificação de aves na Ria Formosa.
Visitar um sistema de salinas tradicional e conhecer o processo de cristalização que origina diferentes tipos de sal.
Local: Salinas Vale Caranguejo
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia, Química e História
Descobrir estruturas geométricas, padrões e frisos existentes na cidade.
O projeto de âmbito nacional ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081), visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
Conteúdo retirado de cvtavira.pt
Autorizado por cvtavira.pt
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