Centro Ciência Viva de Tavira

O Centro Ciência Viva de Tavira assume-se como instrumento de promoção cultural em ciência e tecnologia da população de Tavira e Sotavento do Algarve.

3º CEB

FOTÓNICA

A Fotónica é a ciência da luz, a sua geração, deteção e manipulação. Esta atividade apresenta um conjunto de experiências de ótica geral, explorando conceitos integrados nos currículos das ciências.

Área: Física

HOLOGRAFIA RISCADA

A Holografia permite a gravação e projeção de imagens 3D através da utilização de luz laser e de elementos óticos. Atualmente existem inúmeras aplicações tecnológicas de hologramas na nossa sociedade. Nesta atividade será introduzida a teoria da holografia e explicada uma técnica de registo holográfico. Pretende-se que os alunos colaborem na construção de um holograma.

Área: Física

BIOPLÁSTICOS

O que é um polímero? O que é um plástico? São algumas das questões a responder nesta atividade, em que os alunos produzem diferentes tipos de plástico e realizam vários testes para compreenderem as suas propriedades físicas.

Área: Química

ÁCIDOS E BASES NO DIA-A-DIA

Sabia que o veneno da vespa é uma base mas que o veneno da abelha é um ácido? Sabe como neutralizar esses venenos? A maior parte dos compostos com que lidamos diariamente podem ser classificados como ácidos, bases ou neutros. Recorrendo a um indicador de pH natural que muda de cor na presença de ácidos ou bases, os alunos vão classificar compostos comuns do nosso dia-a-dia e descobrir que existem compostos que são mais ácidos e outros que são mais básicos.

Área: Química

QUÍMICA DA RODA DOS ALIMENTOS

Conhecer os principais nutrientes é essencial para fazermos boas escolhas alimentares. Será que todos os alimentos têm proteínas? Existe ferro nos cereais do pequeno-almoço? Nesta atividade será analisada a composição química de alguns
alimentos pertencentes à nossa dieta diária. 

Área: Química

FAZER PÃO

Através da produção do pão, são abordadas as reações bioquímicas que ocorrem durante o processo de fermentação, a constituição das farinhas, o contributo dos diferentes ingredientes para a textura e sabor finais do pão e a importância da atividade das leveduras.

Área: Biotecnologia e Química

PLANTAS

As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade os participantes terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham, assim como averiguar quais as melhores condições para a sua sobrevivência.

Área: Biologia

À DESCOBERTA DO ADN

Nesta atividade serão introduzidos conceitos como hereditariedade e genética. Os alunos poderão extrair o seu próprio ADN, assim como o de alguns alimentos, recolhendo-o e observando-o.

Área: Biologia

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Todos os anos as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, para a nossa atmosfera, têm vindo a aumentar. A subida das temperaturas médias do planeta associada a fenómenos climáticos cada vez mais extremos demonstram como as alterações climáticas cada vez mais impactam o nosso dia à dia. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de realizar diferentes experiências de modo a compreender como estas alterações modificam os ciclos biogeoquímicos e físicos do nosso planeta.

Área: Ambiente

MICROPLÁSTICOS

Todos os anos, chegam vários milhões de toneladas de plástico aos nossos oceanos com consequências drásticas para os ecossistemas marinhos. Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre este tipo de
poluição através da análise de diferentes amostras recolhidas no ambiente marinho.

Área: Ambiente

PLÁSTICO VELHO, VIDA NOVA

Plásticos há muitos: há vários tipos de plásticos com constituições químicas diferentes e, infelizmente, há também um número crescente de fragmentos plásticos espalhados por todo o planeta e seus habitantes. Nesta atividade, aprendemos mais sobre a composição química dos plásticos que utilizamos mais frequentemente, como distinguir entre
plásticos usando as suas características físico-químicas, e exploramos o seu potencial de reciclagem, tendo sempre como pano de fundo a promoção de hábitos de consumo sustentável que valorizem o plástico como um material durável e versátil, bom demais para ser lixo! Esta atividade enquadra-se no projeto ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081).

Área: Ambiente e Química

A SARDINHA NUM PLANETA EM MUDANÇA

Sendo uma das espécies mais capturadas e consumidas em Portugal, a sardinha, enfrenta novos desafios em relação à sua gestão. Para além da sua importância socioeconómica, esta espécie, tem uma elevada importância ecológica e é extremamente sensível às crescentes alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer mais sobre a biologia e ecologia da sardinha, quais as pressões que a afetam e como as alterações climáticas
podem impactar as populações deste precioso recurso. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto SARDITEMP –
LISBOA-01-0145-FEDER-032209.

Área: Bilogia

SAPAL E DUNAS

O sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa, e os diferentes ecossistemas que o constitui, tem uma importância socioeconómica e ambiental de valor inestimável. Recorrendo a um conjunto de experiências divertidas, iremos verificar como os mecanismos de resiliência destes ambientes costeiros funcionam e o que podemos fazer para protegê-los. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto EVREST – PTDC/MAR-EST/1031/2014.

Área: Biologia e Geologia

À DESCOBERTA DE BALSA

Nesta atividade vamos descobrir a ocupação, dinâmica mevolutiva e importância da antiga cidade romana de Balsa, localizada no concelho de Tavira. Pretende-se também abordar os métodos utilizados na investigação arqueológica, as diferentes fases de registo, tratamento dos materiais e artefactos. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto BALSA – SAICT-ALG/39581/2018.

Área: História e Geologia

LABORATÓRIO DE SISMOLOGIA

Ao longo do tempo o Algarve tem sido uma das regiões de Portugal continental que mais tem sofrido os efeitos adversos
de diversos sismos. Neste contexto, um maior conhecimento acerca deste fenómeno natural poderá contribuir para formar cidadãos mais conscientes e interventivos no que diz respeito à minimização dos danos que lhe estão associados. Através desta atividade pretende-se compreender como pode ser originado um sismo, simulando a sua ocorrência e a propagação das ondas sísmicas (em microescala), observando os seus efeitos em diferentes construções e ainda, inferindo a influência do tipo de solo nos danos causados por este tipo de fenómeno natural.

Área: Geologia

ROCHAS QUE CONTAM

Através da realização desta atividade pretende-se que, de um modo geral, os alunos fiquem a conhecer alguns aspetos da geologia do Algarve e consigam identificar amostras de rochas da serra, do barrocal e do litoral algarvio. Para  alcançar estes objetivos os participantes irão analisar amostras de rochas recolhidas no Algarve e de questão em questão, ficarão a conhecer o que cada rocha “conta”, procurando reconstituir ahistória geológica  desta região.

Área: Geologia

JOGOS MATEMÁTICOS

Os jogos têm uma grande importância na aprendizagem da mmatemática. Com esta atividade pretende-se motivar os participantes para a aprendizagem da matemática, promover o desenvolvimento da autoconfiança e do raciocínio lógico,
estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade para resolver desafios.

Área: Matemática

PESA π E CONSTRÓI A TUA FUNÇÃO

O aparecimento do Pi foi há mais de 4000 anos no tempo dos antigos egípcios e nessa altura ainda não era designado pela letra grega que o tornou famoso: π. Nesta atividade vamos determinar aproximações de Pi através do lançamento de palitos; pesar Pi na balança de precisão, relembrar os conjuntos numéricos e estudar a variação do perímetro e da área do círculo em função do seu raio.

Área: Matemática

ROBÓTICA III

A robótica educativa é um dos ambientes de aprendizagem emergentes. Acredita-se que o seu uso tem impacto positivo
nas aprendizagens dos alunos e que pode ser encarada como uma nova estratégia de aprendizagem. Vamos programar robots, de uma forma intuitiva, para que sejam capazes de se deslocar sozinhos de um ponto A para um ponto B, evitar obstáculos recorrendo à leitura de sensores e de controlarem motores, campainhas, leds e outros dispositivos.

Área: Robótica

MÁQUINAS DE RABISCOS

A partir de materiais simples do nosso quotidiano, os participantes têm a oportunidade de criar uma máquina de rabiscos. Estas máquinas, com o auxílio de um motor, fazem padrões divertidos à medida que se movem de forma irregular.

DÓING Oficina Aumentada

OBJETOS VOADORES

Nesta atividade os participantes são desafiados a construir uma máquina que voa dentro de um tubo de ar. Esta máquina é construída a partir de material simples e do dia-a-dia com um primeiro objetivo de fazer voar um objeto que não voa sozinho. À medida que os participantes conseguem superar o primeiro objetivo vão sendo propostos novos desafios.

DÓING Oficina Aumentada

OBSERVAÇÃO SOLAR

Com esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o sol com recurso a telescópio e um filtro solar. Terão ainda a oportunidade de construir relógios de sol.

Local: CCVTavira ou outros locais

Área: Astronomia

SAPAL E DUNAS

Descoberta destes dois ecossistemas com toda a sua biodiversidade e riqueza adaptativa. Durante este percurso os participantes irão explorar a flora, a fauna e a importância ecológica dos diferentes habitats

Local: Praia do Barril

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia e Geologia

A VIDA ENTRE MARÉS

Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona, respetivos mecanismos de adaptação ao habitat e a sua importância ecológica.

Local: Forte do Rato

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia

DA TERRA AO MAR

Percurso “Da terra ao mar” com o objetivo de dar a conhecer algum do património cultural, histórico e natural em torno de Tavira. Será possível descobrir diferentes ambientes (salinas, campos agrícolas, sapal da Ria Formosa) e terminará no Arraial Ferreira Neto.

Local: Salinas Vale Caranguejo – Arraial Ferreira Neto

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia e História

A PESCA DO POLVO EM STA LUZIA

O polvo comum é uma das principais espécies marinhas desembarcadas no Algarve e Santa Luzia depende exclusivamente desta pesca há mais de 30 anos, tendo recebido o título de “Capital do Polvo”. Pretende-se dar a conhecer o tipo de artes de pesca, as suas características efuncionalidades, assim como o tipo de embarcações
utilizadas. Serão também abordados aspetos relacionados com a biologia e ecologia do polvo, ameaças e curiosidades.

Local: Santa Luzia

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia

OS PRODUTOS DO MAR E SUSTENTABILIDADE NO MERCADO DE TAVIRA/OLHÃO

Esta atividade é realizada nos mercados municipais e tem como principal objetivo explicar que tipo de alimentos de origem marinha podemos encontrar nas superfícies comerciais, qual a sua origem e o modo de captura. Será abordado o tema da sustentabilidade dos recursos e serão dados alguns conselhos para um consumo mais barato e mais saudável, que assegure a sustentabilidade dos recursos marinhos.

Local: Mercado Municipal

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia

AVIFAUNA DA RIA FORMOSA

Observação e identificação de aves na Ria Formosa.

Local: Forte do Rato 

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia

SAL E SALINAS

Visitar um sistema de salinas tradicional e conhecer o processo de cristalização que origina diferentes tipos de sal.

Local: Salinas Vale Caranguejo

Percursos e Saídas de campo

Área: Biologia, Química e História

GEOMETRIA EM TAVIRA

Descobrir estruturas geométricas, padrões e frisos existentes na cidade.

Local: Tavira

Percursos e Saídas de campo

Área: Matemática e História

MONITORIZAÇÃO E RECOLHA DE LIXO MARINHO

O projeto de âmbito nacional ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081), visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.

Local: Tavira

Percursos e Saídas de campo

Área: Ambiente

Conteúdo retirado de cvtavira.pt

Autorizado por cvtavira.pt

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