O Centro Ciência Viva de Tavira assume-se como instrumento de promoção cultural em ciência e tecnologia da população de Tavira e Sotavento do Algarve.
Todos os dias utilizamos a luz para realizarmos as mais diversas tarefas. Com esta atividade, as crianças têm a oportunidade de explorar aspetos relacionados com as propriedades da luz, as cores que a constituem e a formação do arco-íris.
A eletricidade é utilizada no nosso quotidiano, mas como funciona? Esta atividade promove uma breve introdução a esta temática, permitindo às crianças terem a oportunidade de explorar diversos fenómenos e conceitos relacionados com a eletricidade e magnetismo.
Nesta atividade as crianças têm a oportunidade de explorar simples conceitos físicos com pequenas demonstrações que mostram que a física é também divertida. Serão abordados conceitos relacionados com as leis de Newton, hidrostática
entre outros.
Nesta atividade pretende-se que os alunos aprendam o que são átomos e moléculas e que importância têm na formação da matéria. Vão ser abordados conceitos como miscível e imiscível para mostrar que existem líquidos que se misturam
mas outros não. Recorrendo à mistura de ingredientes simples, vamos convidar os alunos a descobrir o fascinante mundo da química.
Sabia que tudo é formado por átomos? E que esses átomos se combinam de diversas maneiras para formar toda a matéria do nosso planeta? A Química é a ciência responsável pelo estudo da matéria: a sua composição, propriedades e as mudanças sofridas durante as reações químicas. Explorando a tabela periódica e recorrendo a um conjunto de experiências os alunos vão aprender novos conceitos como misturas, densidade e reações químicas.
Conhecer os principais nutrientes é essencial para fazermos boas escolhas alimentares. Será que todos os alimentos têm proteínas e lípidos? Existe ferro nos cereais do pequenoalmoço? Nesta atividade será analisada a composição química de alguns alimentos pertencentes à nossa dieta diária.
O que é um polímero? O que é um plástico? São algumas das questões a responder nesta atividade, em que as crianças produzem diferentes tipos de plástico e realizam vários testes para compreenderem as suas propriedades físicas.
O pão é um dos principais alimentos que constituem a nossa dieta. Através da produção do pão são abordadas as reações bioquímicas que ocorrem durante o processo e o papel dos diferentes ingredientes em diferentes fases do processo.
Todos os anos, chegam vários milhões de toneladas de plástico aos nossos oceanos com consequências drásticas para os ecossistemas marinhos. Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre este tipo de poluição através da análise de diferentes amostras recolhidas no ambiente marinho.
Plásticos há muitos: há vários tipos de plásticos com constituições químicas diferentes e, infelizmente, há também um número crescente de fragmentos plásticos espalhados por todo o planeta e seus habitantes. Nesta atividade, aprendemos mais sobre a composição química dos plásticos que utilizamos mais frequentemente, como distinguir entre
plásticos usando as suas características físico-químicas, e exploramos o seu potencial de reciclagem, tendo sempre como pano de fundo a promoção de hábitos de consumo sustentável que valorizem o plástico como um material durável e versátil, bom demais para ser lixo! Esta atividade enquadra-se no projeto ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081).
Todos os anos as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, para a nossa atmosfera, têm vindo a aumentar. A subida das temperaturas médias do planeta associada a fenómenos climáticos cada vez mais extremos demonstram como as alterações climáticas cada vez mais impactam o nosso dia à dia. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de realizar diferentes experiências de modo a compreender como estas alterações modificam os ciclos biogeoquímicos e físicos do nosso planeta.
As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade os participantes terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham, assim como averiguar quais as melhores condições para a sua sobrevivência.
Sendo uma das espécies mais capturadas e consumidas em Portugal, a sardinha, enfrenta novos desafios em relação à sua gestão. Para além da sua importância socioeconómica, esta espécie, tem uma elevada importância ecológica e é extremamente sensível às crescentes alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer mais sobre a biologia e ecologia da sardinha, quais as pressões que a afetam e como as alterações climáticas podem impactar as populações deste precioso recurso. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto SARDITEMP – LISBOA-01-0145-FEDER-032209.
O sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa, e os diferentes ecossistemas que o constitui, tem uma importância socioeconómica e ambiental de valor inestimável. Recorrendo a um conjunto de experiências divertidas, iremos verificar como os mecanismos de resiliência destes ambientes costeiros funcionam e o que podemos fazer para protegê-los. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto EVREST – PTDC/MAR-EST/1031/2014.
Nesta atividade vamos descobrir a ocupação, dinâmica mevolutiva e importância da antiga cidade romana de Balsa, localizada no concelho de Tavira. Pretende-se também abordar os métodos utilizados na investigação arqueológica, as diferentes fases de registo, tratamento dos materiais e artefactos. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto BALSA – SAICT-ALG/39581/2018.
Através da realização desta atividade pretende-se que, de um modo geral, os alunos fiquem a conhecer alguns aspetos da geologia do Algarve e consigam identificar amostras de rochas da serra, do barrocal e do litoral algarvio. Para alcançar estes objetivos os participantes irão analisar amostras de rochas recolhidas no Algarve e de questão em questão, ficarão a conhecer o que cada rocha “conta”, procurando reconstituir ahistória geológica desta região.
Os jogos têm uma grande importância na aprendizagem da mmatemática. Com esta atividade pretende-se motivar os participantes para a aprendizagem da matemática, promover o desenvolvimento da autoconfiança e do raciocínio lógico,
estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade para resolver desafios.
Utilizando o tangram de forma lúdica, pretende-se explorar o conceito de área: o que é a área de uma figura plana? Será que figuras diferentes podem ter a mesma área?
Segundo diversos autores, o estudo das frações surgiu no Egito às margens do Rio Nilo para demarcação de terras. Os babilónios usavam-nas para registos das suas transações comerciais. Com esta atividade os alunos vão recordar a
leitura de frações, identificar as frações que representam números menores e maiores do que 1, as que representam a unidade e associar estas à sua representação gráfica. No final todos irão ajudar o grande mestre Euclides a distribuir 24
sementes mágicas por 6 famílias no reino da Matemágica, para tal apenas terão de dominar o princípio da equivalência de frações.
A Robótica Educativa é um dos ambientes de aprendizagem emergentes. Acredita-se que o seu uso tem impacto positivo nas aprendizagens dos alunos e que pode ser encarada como uma nova estratégia de aprendizagem. Vamos programar robots, de uma forma muito básica e intuitiva, para que sejam capazes de se deslocar sozinhos de um ponto A para um ponto B contornando alguns obstáculos.
Uma atividade de programação de robôs que se distinguem dos demais por não serem programados através de um computador ou dispositivos móveis mas sim através de um código de cores desenhado com marcadores. Os alunos seguem um conjunto de código de cores para controlarem a velocidade, direção e sentido no percurso do robô. Desta forma, os alunos aprendem os conceitos básicos de programação com exploração das inúmeras possibilidades que este recurso didático pode oferecer, onde a imaginação é o limite.
A partir de materiais simples do nosso quotidiano, os participantes têm a oportunidade de criar uma máquina de rabiscos. Estas máquinas, com o auxílio de um motor, fazem padrões divertidos à medida que se movem de forma irregular.
Nesta atividade os participantes são desafiados a construir uma máquina que voa dentro de um tubo de ar. Esta máquina é construída a partir de material simples e do dia-a-dia com um primeiro objetivo de fazer voar um objeto que não voa sozinho. À medida que os participantes conseguem superar o primeiro objetivo vão sendo propostos novos desafios.
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o céu noturno e identificar, constelações, planetas, estrelas entre outros objetos visíveis com recurso a telescópio.
Com esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o sol com recurso a telescópio e um filtro solar. Terão ainda a oportunidade de construir relógios de sol.
Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona.
Percurso “Da terra ao mar” com o objetivo de dar a conhecer algum do património cultural, histórico e natural em torno de Tavira. Será possível descobrir diferentes ambientes (salinas, campos agrícolas, sapal da Ria Formosa) e terminará no Arraial Ferreira Neto.
Local: Salinas Vale Caranguejo – Arraial Ferreira Neto – 3º e 4º ano
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia e História
Esta atividade é realizada nos mercados municipais e tem como principal objetivo explicar que tipo de alimentos de origem marinha podemos encontrar nas superfícies comerciais, qual a sua origem e o modo de captura. Será abordado o tema da sustentabilidade dos recursos e serão dados alguns conselhos para um consumo mais barato e mais saudável, que assegure a sustentabilidade dos recursos marinhos.
Local: Mercado Municipal – 3º e 4º ano
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia
Observação e identificação de aves na Ria Formosa.
Local: Forte do Rato – 3º e 4º ano
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia
Visitar um sistema de salinas tradicional e conhecer o processo de cristalização que origina diferentes tipos de sal.
Local: Salinas Vale Caranguejo – 3º e 4º ano
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia, Química e História
Descobrir estruturas geométricas, padrões e frisos existentes na cidade.
Local: Tavira – 3º e 4º ano
Percursos e Saídas de campo
Área: Matemática e História
O projeto de âmbito nacional ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081), visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
Conteúdo retirado de cvtavira.pt
Autorizado por cvtavira.pt
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