O Centro Ciência Viva de Tavira assume-se como instrumento de promoção cultural em ciência e tecnologia da população de Tavira e Sotavento do Algarve.
A Fotónica é a ciência da luz, a sua geração, deteção e manipulação. Esta atividade apresenta um conjunto de experiências de ótica geral, explorando conceitos integrados nos currículos das ciências.
A Holografia permite a gravação e projeção de imagens 3D através da utilização de luz laser e de elementos óticos. Atualmente existem inúmeras aplicações tecnológicas de hologramas na nossa sociedade. Nesta atividade será introduzida a teoria da holografia e explicada uma técnica de registo holográfico. Pretende-se que os alunos colaborem na construção de um holograma.
O que é um polímero? O que é um plástico? São algumas das questões a responder nesta atividade, em que os alunos produzem diferentes tipos de plástico e realizam vários testes para compreenderem as suas propriedades físicas.
Sabia que o veneno da vespa é uma base mas que o veneno da abelha é um ácido? Sabe como neutralizar esses venenos? A maior parte dos compostos com que lidamos diariamente podem ser classificados como ácidos, bases ou neutros. Recorrendo a um indicador de pH natural que muda de cor na presença de ácidos ou bases, os alunos vão classificar compostos comuns do nosso dia-a-dia e descobrir que existem compostos que são mais ácidos e outros que são mais básicos.
Conhecer os principais nutrientes é essencial para fazermos boas escolhas alimentares. Será que todos os alimentos têm proteínas? Existe ferro nos cereais do pequeno-almoço? Nesta atividade será analisada a composição química de alguns
alimentos pertencentes à nossa dieta diária.
Através da produção do pão, são abordadas as reações bioquímicas que ocorrem durante o processo de fermentação, a constituição das farinhas, o contributo dos diferentes ingredientes para a textura e sabor finais do pão e a importância da atividade das leveduras.
As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade os participantes terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham, assim como averiguar quais as melhores condições para a sua sobrevivência.
Nesta atividade serão introduzidos conceitos como hereditariedade e genética. Os alunos poderão extrair o seu próprio ADN, assim como o de alguns alimentos, recolhendo-o e observando-o.
Todos os anos as emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa, para a nossa atmosfera, têm vindo a aumentar. A subida das temperaturas médias do planeta associada a fenómenos climáticos cada vez mais extremos demonstram como as alterações climáticas cada vez mais impactam o nosso dia à dia. Nesta atividade os alunos terão a oportunidade de realizar diferentes experiências de modo a compreender como estas alterações modificam os ciclos biogeoquímicos e físicos do nosso planeta.
Todos os anos, chegam vários milhões de toneladas de plástico aos nossos oceanos com consequências drásticas para os ecossistemas marinhos. Nesta atividade os alunos têm a possibilidade de descobrir um pouco mais sobre este tipo de
poluição através da análise de diferentes amostras recolhidas no ambiente marinho.
Plásticos há muitos: há vários tipos de plásticos com constituições químicas diferentes e, infelizmente, há também um número crescente de fragmentos plásticos espalhados por todo o planeta e seus habitantes. Nesta atividade, aprendemos mais sobre a composição química dos plásticos que utilizamos mais frequentemente, como distinguir entre
plásticos usando as suas características físico-químicas, e exploramos o seu potencial de reciclagem, tendo sempre como pano de fundo a promoção de hábitos de consumo sustentável que valorizem o plástico como um material durável e versátil, bom demais para ser lixo! Esta atividade enquadra-se no projeto ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081).
Sendo uma das espécies mais capturadas e consumidas em Portugal, a sardinha, enfrenta novos desafios em relação à sua gestão. Para além da sua importância socioeconómica, esta espécie, tem uma elevada importância ecológica e é extremamente sensível às crescentes alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer mais sobre a biologia e ecologia da sardinha, quais as pressões que a afetam e como as alterações climáticas
podem impactar as populações deste precioso recurso. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto SARDITEMP –
LISBOA-01-0145-FEDER-032209.
O sistema de ilhas-barreira da Ria Formosa, e os diferentes ecossistemas que o constitui, tem uma importância socioeconómica e ambiental de valor inestimável. Recorrendo a um conjunto de experiências divertidas, iremos verificar como os mecanismos de resiliência destes ambientes costeiros funcionam e o que podemos fazer para protegê-los. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto EVREST – PTDC/MAR-EST/1031/2014.
Nesta atividade vamos descobrir a ocupação, dinâmica mevolutiva e importância da antiga cidade romana de Balsa, localizada no concelho de Tavira. Pretende-se também abordar os métodos utilizados na investigação arqueológica, as diferentes fases de registo, tratamento dos materiais e artefactos. Esta atividade é dinamizada no âmbito do projeto BALSA – SAICT-ALG/39581/2018.
Ao longo do tempo o Algarve tem sido uma das regiões de Portugal continental que mais tem sofrido os efeitos adversos
de diversos sismos. Neste contexto, um maior conhecimento acerca deste fenómeno natural poderá contribuir para formar cidadãos mais conscientes e interventivos no que diz respeito à minimização dos danos que lhe estão associados. Através desta atividade pretende-se compreender como pode ser originado um sismo, simulando a sua ocorrência e a propagação das ondas sísmicas (em microescala), observando os seus efeitos em diferentes construções e ainda, inferindo a influência do tipo de solo nos danos causados por este tipo de fenómeno natural.
Através da realização desta atividade pretende-se que, de um modo geral, os alunos fiquem a conhecer alguns aspetos da geologia do Algarve e consigam identificar amostras de rochas da serra, do barrocal e do litoral algarvio. Para alcançar estes objetivos os participantes irão analisar amostras de rochas recolhidas no Algarve e de questão em questão, ficarão a conhecer o que cada rocha “conta”, procurando reconstituir ahistória geológica desta região.
Os jogos têm uma grande importância na aprendizagem da mmatemática. Com esta atividade pretende-se motivar os participantes para a aprendizagem da matemática, promover o desenvolvimento da autoconfiança e do raciocínio lógico,
estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade para resolver desafios.
O aparecimento do Pi foi há mais de 4000 anos no tempo dos antigos egípcios e nessa altura ainda não era designado pela letra grega que o tornou famoso: π. Nesta atividade vamos determinar aproximações de Pi através do lançamento de palitos; pesar Pi na balança de precisão, relembrar os conjuntos numéricos e estudar a variação do perímetro e da área do círculo em função do seu raio.
A robótica educativa é um dos ambientes de aprendizagem emergentes. Acredita-se que o seu uso tem impacto positivo
nas aprendizagens dos alunos e que pode ser encarada como uma nova estratégia de aprendizagem. Vamos programar robots, de uma forma intuitiva, para que sejam capazes de se deslocar sozinhos de um ponto A para um ponto B, evitar obstáculos recorrendo à leitura de sensores e de controlarem motores, campainhas, leds e outros dispositivos.
A partir de materiais simples do nosso quotidiano, os participantes têm a oportunidade de criar uma máquina de rabiscos. Estas máquinas, com o auxílio de um motor, fazem padrões divertidos à medida que se movem de forma irregular.
Nesta atividade os participantes são desafiados a construir uma máquina que voa dentro de um tubo de ar. Esta máquina é construída a partir de material simples e do dia-a-dia com um primeiro objetivo de fazer voar um objeto que não voa sozinho. À medida que os participantes conseguem superar o primeiro objetivo vão sendo propostos novos desafios.
Com esta atividade os participantes terão a oportunidade de observar o sol com recurso a telescópio e um filtro solar. Terão ainda a oportunidade de construir relógios de sol.
Descoberta destes dois ecossistemas com toda a sua biodiversidade e riqueza adaptativa. Durante este percurso os participantes irão explorar a flora, a fauna e a importância ecológica dos diferentes habitats
Local: Praia do Barril
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia e Geologia
Visita à zona entre as marés na praia junto ao pontão do Forte do Rato. Nesta atividade os alunos irão explorar a biodiversidade de organismos que habitam esta zona, respetivos mecanismos de adaptação ao habitat e a sua importância ecológica.
Percurso “Da terra ao mar” com o objetivo de dar a conhecer algum do património cultural, histórico e natural em torno de Tavira. Será possível descobrir diferentes ambientes (salinas, campos agrícolas, sapal da Ria Formosa) e terminará no Arraial Ferreira Neto.
Local: Salinas Vale Caranguejo – Arraial Ferreira Neto
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia e História
O polvo comum é uma das principais espécies marinhas desembarcadas no Algarve e Santa Luzia depende exclusivamente desta pesca há mais de 30 anos, tendo recebido o título de “Capital do Polvo”. Pretende-se dar a conhecer o tipo de artes de pesca, as suas características efuncionalidades, assim como o tipo de embarcações
utilizadas. Serão também abordados aspetos relacionados com a biologia e ecologia do polvo, ameaças e curiosidades.
Esta atividade é realizada nos mercados municipais e tem como principal objetivo explicar que tipo de alimentos de origem marinha podemos encontrar nas superfícies comerciais, qual a sua origem e o modo de captura. Será abordado o tema da sustentabilidade dos recursos e serão dados alguns conselhos para um consumo mais barato e mais saudável, que assegure a sustentabilidade dos recursos marinhos.
Observação e identificação de aves na Ria Formosa.
Visitar um sistema de salinas tradicional e conhecer o processo de cristalização que origina diferentes tipos de sal.
Local: Salinas Vale Caranguejo
Percursos e Saídas de campo
Área: Biologia, Química e História
Descobrir estruturas geométricas, padrões e frisos existentes na cidade.
O projeto de âmbito nacional ALIMAR – Ação Lixo Marinho! (FA_06_2017_081), visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.
Conteúdo retirado de cvtavira.pt
Autorizado por cvtavira.pt
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