Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação.

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde, inaugurado a 2 de Março de 2002, integra a Rede de Centros Ciência Viva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

Exposição Interativa: A ÁGUA NO CORPO HUMANO: O SANGUE

Sabias que a água constitui cerca de 70% do corpo humano e representa 90% do plasma sanguíneo? E que a quantidade total de sangue no Homem é cerca de 8% da massa corporal? O Centro apresenta uma exposição permanente sobre “a água no corpo humano: sangue”, que inclui vários módulos interactivos onde são explorados conceitos de áreas do conhecimento tão diversas como a matemática, a física, a química ou a biologia.

Oficina Pedagógica 3ºCEB

60min

>10pax

2,00€/pax

Fábrica de nutrientes

Realizas testes bioquímicos para identificar nutrientes que fazem parte da constituição química dos alimentos que ingerimos.

Conceitos:

Ciclo da água, estados físicos e mudança de estado físico, transformações físicas

No centro e na escola

Área: Química

À procura de células

Com o microscópio entras no mundo invisível ao ser humano para observar células eucarióticas animal e vegetal, e identificar a sua constituição.

Conceitos:

Técnicas citológicas, técnicas de microscopia, célula, organização celular, células eucarióticas, célula animal, célula vegetal

No centro e na escola

Área: Biologia

Ciência dos perfumes

O primeiro passo para a fabricação dos perfumes é a extração de aromas. Aqui, exploras técnicas de extração de óleos essenciais para produzires uma fragância a partir de folhas, flores ou algas.

Conceitos:

Destilação, prensagem, filtração, maceração, enfleurage, extração por solvente, óleos essenciais

No centro e na escola

Área: Multidisciplinar

Microorganismos em ação

Realizas e exploras experiências para cultivares microorganismos e observares o seu crescimento. Por fim, preparas um gel desinfetante de mãos de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conceitos:

Microorganismo, bactéria, fungo, vírus, protozoários, algas, meios de cultura microbiano, desinfetante, higiene

No centro e na escola

Área: Biologia

Curtir o som

Viajas pelo mundo da acústica para explorar características do som e asua produção, propagação e deteção. Podes ainda explorar diferentes instrumentos musicais.

Conceitos:

Produção e propagação do som, vibração, fenómenos acústicos, altura, intensidade, timbre, instrumentos musicais de sopro, cordas e percussão

No centro e na escola

Área: Física

Corrida das moléculas

Entramos na natureza, recolhemos folhas, flores ou algas para aplicar técnicas laboratoriais e poder observar a corrida de moléculas constituintes de pigmentos responsáveis pelas maravilhosas cores do mundo natural.

Conceitos:

Cromatografia, pigmentos fotossintéticos, maceração, extração, filtração, moléculas, solvente, cromatograma, átomo e molécula

No centro e na escola

Área: Multidisciplinar

Programar mini-robôs

Exploras conceitos básicos de programação, usando códigos de cores para programas mini-robôs e resolver diversos desafios.

Conceitos:

Programação, robótica, código de cores, sensores, direção, sentido

No centro e na escola

Área: Robótica

À procura de estrelas

Entras num planetário insuflável para observar e explorar a simulação do céu noturno e o movimento aparente das estrelas.

Conceitos:

Estrela, planeta, lua, constelação, sistema solar, pontos cardeais, universo

No centro e na escola

Área: Astronomia

Contadores do tempo

Ao longo de milénios o Homem conseguiu usar a criatividade e o engenho para criar ferramentas que lhe permitiram medir o tempo. Aqui constróis relógios de sol e observas esta estrela com recurso ao método de projeção. 

Conceitos:

Tempo, estrela, planeta, lua, movimento de rotação e translação, sombra, constelação, sistema solar, pontos cardeias, latitude, longitude

No centro e na escola

Área: Astronomia

Projeção em 3D

Entras no mundo fascinante da ótica, aplicas conhecimentos e usas tecnologia para construir e explorar um sistema de projeção de imagens em 3D.

Conceitos:

Projeção, imagens 3D, ótica, fenómenos óticos, ilusão de ótica, luz, sombra, materiais opacos, transparentes e translúcidos

No centro e na escola

Área: Física

Pós sob investigação

Aqui há mistério, muito mistério! Tens de aceitar um desafio para desvendar um crime através da análise química de diversos “pós” que servirão como prova para identificar o culpado.

Conceitos:

Solubilidade, pH, teste do iodo, teste do vinagre, reações de oxidação-redução

No centro e na escola

Área: Química

Forense júnior

Entra na ciência forense! Exploras conhecimentos científicos e técnicas para desvendar crimes e assuntos legais, tais como as impressões digitais e a tipagem de sangue.

Conceitos:

Ciência forense, imunohematologia, datiloscopia, tipagem de sangue, sistema ABO e fator Rh

No centro e na escola

Área: Multidisciplinar

Análises químicas da água

Viajas ao mundo da Química para realizares e interpretares análises fisíco-químicas de amostras de água superficiais, através de métodos analíticos simples.

Conceitos:

Nitritos, nitratos, carácter químico de soluções aquosas, escala e valor de pH, dureza, condutividade

No centro e na escola

Área: Química

Gastronomia molecular

Entras na Gastronomia Molecular para conhecer fenómenos físico-químicos que ocorrem durante o processo de confeção dos alimentos. Através da adição de materiais químicos naturais, confecionas pratos apetecíveis com sabores mais apurados e visualmente interessantes.

Conceitos:

Culinária, gastronomia molecular, espessante, gelificante, esferificante

No centro e na escola

Área: Multidisciplinar

Forças invisíveis em ação

Entras no mundo do magnetismo para realizares experiências que permitem observar a simulação de campos magnéticos, explorar propriedades dos ímanes e construir a famosa experiência do físico Hans Christian Dersted. Por fim, constróis e exploras o funcionamento de um eletroíman.

Conceitos:

M;agnetismo, eletromagnetismo, ímane, polos magnéticos, campo magnético, linhas de campo, circuito elétrico, corrente elétrica, eletroíman

No centro e na escola

Área: Física

Torres de ciência & arte

Fazendo uso de conhecimento de engenharia e de um material tão comum e acessível como o esparguete, podes construir torres com muita criatividade para testar a sua estabilidade e resistência.

Conceitos:

Força, peso, massa, equilibrio, resistência de materiais

No centro e na escola

Área: Multidisciplinar

Reprodução in vitro (março a setembro)

Entras no mundo da Biologia para executar a fecundação in vitro em Ouriços-do-mar, como modelo de estudo de reprodução humana, enquanto observas os primeiros estádios de desenvolvimento embrionário deste organismo.

Conceitos:

Reprodução assistida, fecundação, espermatezóide, óvulo, desenvolvimento embrionário, segmentação, gastrulação, organogénese

No centro e na escola

Área: Biologia

Caixinha de espetros

Viajas ao mundo da luz, aplicas conhecimentos de ótica na construção de um espetroscópio para observares e analisares o espetro de diferentes fontes de luz.

Conceitos:

Espetro eletromagéntico, luz visível ne luz não visível, radiação eletromagnética, fenómenos óticos, espetro da luz visível, frequência e comprimento de onda

No centro e na escola

Área: Física

À procura do caracol

Visitas habitats naturais de seres vivos para localizar e observar populações de caracóis. Depois contabilizas e resgistas os diferentes grupos morfológicos.

Conceitos:

Morfologia, locomoção, espécie, população, indivíduo, distribuição

No centro e na escola

Área: Biologia

À procura da qualidade na água no Ave

Recolhes amostras de água no troço final do Rio Ave ao longo de um percurso pedestre, para determinares parâmetros físico-químicos e avaliares a sua qualidade.

Conceitos:

Carácter químico de soluções aquosas, escala e valor de pH, fosfatos, amónio, nitratos, nitrítos

No centro e na escola

Área: Química

Poças de maré

Visitas a zona intertidal da nossa costa para observar e conhecer diferentes características da fauna e flora marinha. 

Conceitos:

Biodiversidade, maré, morfologia, locomoção, revestimento, zona intertital, competição, predação

No centro e na escola

Área: Biologia

Conteúdo retirado e adaptado de viladoconde.cienciaviva.pt

Autorizado por viladoconde.cienciaviva.pt 

Shopping Basket