O Centro Ciência Viva de Vila do Conde é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação.
O Centro Ciência Viva de Vila do Conde, inaugurado a 2 de Março de 2002, integra a Rede de Centros Ciência Viva do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Sabias que a água constitui cerca de 70% do corpo humano e representa 90% do plasma sanguíneo? E que a quantidade total de sangue no Homem é cerca de 8% da massa corporal? O Centro apresenta uma exposição permanente sobre “a água no corpo humano: sangue”, que inclui vários módulos interactivos onde são explorados conceitos de áreas do conhecimento tão diversas como a matemática, a física, a química ou a biologia.
Interages experimentalmente com o caracol e ficas a conhecer a sua alimentação, locomoção e morfologia.
Conceitos:
Morfologia, locomoção, revestimento, comportamento animal, medição da massa do caracol
Com recurso a materiais simples constróis um kit Ciência Viva para explorar o ciclo da água e os seus estados físicos.
Conceitos:
Ciclo da água, estados físicos e mudança de estado físico, transformações físicas
Interages experimentalmente com o caracol e ficas a conhecer a sua alimentação, locomoção e morfologia.
Conceitos:
Morfologia, locomoção, revestimento, comportamento animal, medição da massa do caracol
Realizas testes bioquímicos para identificar nutrientes que fazem parte da constituição química dos alimentos que ingerimos.
Conceitos:
Ciclo da água, estados físicos e mudança de estado físico, transformações físicas
Recorrendo a materiais simples realizas experiências para simular a mastigação, os efeitos da saliva, os movimentos peristálticos, a ação do suco gástrico e da bílis no processo digestivo.
Conceitos:
Sistema digestivo, nutrientes, mastigação, saliva, movimentos peristálticos, suco gástrico, bílis
Entras num planetário insuflável para observar e explorar a simulação do céu noturno e o movimento aparente das estrelas.
Conceitos:
Estrela, planeta, lua, constelação, sistema solar, pontos cardeais, universo
Entramos na natureza, recolhemos folhas, flores ou algas para aplicar técnicas laboratoriais e poder observar a corrida dos pigmentos responsáveis pelas maravilhosas cores do mundo natural.
Conceitos:
Cromatografia, pigmentos fotossínteticos, maceração, extração, filtração, moléculas, solvente, cromatograma, átomo e molécula
Observas e analisas espécies marinhas presentes no nosso aquário de água salgada, típicas da nossa costa.
Conceitos:
Biodiversidade, espécie, morfologia, locomoção, revestimento
Realizas e exploras diversas experiências para investigares o comportamento da água de objetos de diferentes materiais.
Conceitos:
Flutuaçao, impulsão, gravidade, densidade, dissolução, solubidade e saturação
Recorrendo a equipamento laboratorial simples realizas experiências para explorar mudanças de estado físico de diversos materiais do quotidiano.
Conceitos:
Materais, equipamento laboratorial, estados físicos da matéria, substâncias e mistura de substâncias.
Exploras conceitos básicos de programação, usando códigos de cores para programas mini-robôs e resolver diversos desafios.
Conceitos:
Programação, robótica, código de cores, sensores, direção, sentido
Simulas um desastre ecológico por derramamento de petróleo para aplicar técnicas de remoção e explorar os impactos ambientais.
Conceitos:
Biodiversidade, ecologia, ambiente, desastre ecológico, derrame petrolífero, técnicas de separação
Realizas e exploras diversas experiências para investigares o comportamento de diferentes materiais na presença de ímanes.
Conceitos:
Íman, magnetismo, polos magnéticos, campo magnético, atração, repulsão
Exploras diferentes desafios matemáticos que te colocam à prova e desenvolvem capacidades cógnitivas.
Conceitos:
Lógica, áreas, comprimentos, cálculos mentais simples, fita de Móbios
Recorrendo a materiais simples podes construir um balancé e experienciar a importãncia e os principios básicos de funcionamento de alavancas no quotidiano humano.
Conceitos:
Máquina simples, alavanca, ponto de apoio, braço da alavanca, força, distância
Com a ajuda da Ciência podes produzir um creme dental natural com materiais simples e comuns do dia-a-dia
Conceitos:
Materiais, infusão, filtração, higiene oral, substância, mistura de substâncias, alimentação saudável
Constróis circuitos elétricos simples com LED’s utilizando plasticina condutora previamente produzida por ti.
Conceitos:
Materiais condutores e não condutores, componentes básicos de um circuíto elétrico, transformação e transferência de energia, circuíto elétrico em série e paralelo, LED
Viajas pelo mundo da eletricidade para construir circuitos elétricos e investigar materiais bons e maus condutores elétricos.
Conceitos:
Circuito elétrico, fonte e recetor de energia, interruptor, fos de ligação, circuito elétrico em série, circuito elétrico em paralelo, corrente elétrica, condutividade, transformação e transferência de energia
Recorres a materiais simples para produzir protetor solar natural, útil na proteção e hidratação da pele.
Conceitos:
Radiação solar, espetro eletromagnético, radiação UV, pele, queimaduras solares, cancro da pele, protetores solares, materiais, substãncia, mistura de substância
Fazendo uso de conhecimento de engenharia e de um material tão comum e acessível como o esparguete, podes construir torres com muita criatividade para testar a sua estabilidade e resistência.
Conceitos:
Força, peso, massa, equilibrio, resistência de materiais
Conheces habitats naturais de seres vivos, capturas insetos para os observar e identificar com uma chave dicotómica. Aproveitas para analisar com muita atenção as suas principais características.
Conceitos:
Inseto, morfologia, locomoção, alimentação, habitat, ciclo de vida, metamorfose, chave dicotómica
Visitas a zona intertidal da nossa costa para observar e conhecer diferentes características da fauna e flora marinha.
Conceitos:
Biodiversidade, maré, morfologia, locomoção, revestimento, zona intertital, competição, predação
Visitas habitats naturais de seres vivos para localizar e observar populações de caracóis. Depois contabilizas e resgistas os diferentes grupos morfológicos.
Conceitos:
Morfologia, locomoção, espécie, população, indivíduo, distribuição
Conteúdo retirado e adaptado de viladoconde.cienciaviva.pt
Autorizado por viladoconde.cienciaviva.pt
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