Museu Cargaleiro

O Museu Cargaleiro abriu a 9 de setembro de 2005 com a exposição Cargaleiro – 60 anos a celebrar a cor.

O Museu Cargaleiro tem como missão: estudar, inventariar, conservar, interpretar, expor e divulgar a Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro. Este importante acervo museológico possui características únicas que conferem ao museu uma relevante ação de interpretação de diferentes realidades artísticas e históricas através de uma programação que se pretende diversificada através de exposições temporárias e complementada com a oferta dos serviços do Museu, nomeadamente da Biblioteca e do Serviço Educativo.

Atividades

Visita orientada no Museu Cargaleiro

A visita orientada procura potenciar discussões e refexões, estimular o olhar atento, desenvolver o vocabulário plástico e a sensibilidade às diversas linguagens da arte.

 Visita-Oficina – Quem não (ar)risca não é artista!

Que pormenores sobressaem numa obra? Nesta visita, o desenho surge como um fio condutor que ajuda a ver melhor. A partir de um percurso vamos transportar o nosso olhar atento para um esboço que nos permitirá ver a construção de uma obra-prima! Desenhar exercita a mente e promove a consciência do ato de ver, desenvolve as sensibilidades e os afetos e convoca o nosso próprio corpo para a ação de fazer. Já imaginaste como seriam as obras de arte se fosses tu o artista? Nesta atividade, inspirados nas obras em exposição convidamos-te a criar uma verdadeira obra-prima! Aceitas o desafio para esta visita desenhada?

 Visita-Oficina – Pintar Cerâmica!

A cerâmica transmite-nos uma linguagem que se rende às potencialidades da natureza, onde o homem recorre às diversas pastas cerâmicas, vidrados e técnicas de modelar. O ceramista imprime nas suas obras um conceito de expressão único e pessoal que é finalizado pela surpreendente ação do fogo, no que respeita à cozedura das peças. Durante esta visita são muitas as obras de cerâmica que poderás observar e contemplar. Para além das obras do Mestre Cargaleiro, muitas outras da sua coleção estão em destaqueNo final da visita através de uma paleta de cores muito colorida e pincéis propomos-te dar asas à imaginação e realizares uma surpreendente pintura sobre um azulejo. De miúdos a graúdos todos entram nesta “festa” das cores!

 Visita-Oficina – Retalhos de Cor!

Que formas geométricas conheces? O que podes fazer com elas? Ao observares a obra do Mestre Cargaleiro consegues perceber que ele se inspirou no trabalho das colchas de patchwork feitas pela sua mãe? É um trabalho simples, mas repleto de cor e geometrismo. Nesta atividade convidamos-te a explorar as formas geométricas em tecidos de várias cores, padrões e formas geométricas.Entra nesta aventura repleta de cor e geometrismo! Será que com tecidos consegues fazer uma flor, uma casa, um sol?

 Visita-Oficina – Pintar ao som da Música!

Já te imaginaste a pintar ao som da música? Sabias que a música serviu de inspiração para os artistas abstratos e que há uma relação muito próxima da Imagem e do Som?

Muitos pintores procuram atribuir à pintura e à cor a plasticidade que encontram na música e no som. Entra nesta arte com música e vem experimentar as sensações, os ritmos e os compassos que te levam à realização de uma pintura!

 Visita-Oficina – Formas em Cartão!

Através das formas e das cores que inspiram o artista Manuel Cargaleiro vamos realizar uma obra com a utilização de materais reciclados, com uso da sobreposição de elementos geométricos!

 Visita-Oficina – O Museu é um mundo cheiro de cores!

Através de uma pequena experiência vamos observar que as cores secundárias resultam da mistura com outras cores! Nesta atividade vamos partir à descoberta da cromatografia como verdadeiros cientistas.

Conteúdo retirado e adaptado de fundacaomanuelcargaleiro.pt

Autorizado por fundacaomanuelcargaleiro.pt

Shopping Basket