Côa Parque

Como uma imensa galeria ao ar livre, o Vale do Côa apresenta mais de mil rochas com manifestações rupestres, identificadas em mais de 80 sítios distintos, sendo predominantes as gravuras paleolíticas, executadas há cerca de 25.000 anos.

Visita ao Museu do Côa

Objetivos

  1. Entender a arte rupestre paleolítica como a primeira arte da humanidade
  2. Reconhecer o objeto desta expressão artística
  3. Conhecer os modos de vida das diferentes populações que habitaram e gravaram no Vale do Côa

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Esta visita destina-se ao público escolar dos diversos níveis de ensino. Assim, temas a abordar e a linguagem a utilizar adaptar-se-ão as diferentes necessidades dos públicos escolares. Pretende-se, de uma forma interativa e Iúdica, ligar os conteúdos expostos no Museu com o programa lectivo dos diferentes níveis de ensino.

Visita ao Núcleo de Arte Rupestre da Penascosa

Objetivos

  1. Entender a arte rupestre paleolítica como a primeira arte da humanidade
  2. Reconhecer o objeto desta expressão artística
  3. Conhecer os modos de vida das diferentes populações que habitaram e gravaram no Vale do Côa
  4. Reconhecer as características específicas do Vale do Côa, em termos ambientais
  5. Reconhecer a importância da conservação desta arte única

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A visita é essencial para dar a conhecer a criatividade dos homens e mulheres da Pré-história, através da arte que é também o reflexo do seu modo de vida. Pretende-se assim proporcionar um momento de descoberta do artista e da arte do Côa, como também de descodificação da arte paleolítica.

Arqueologia Experimental

Objetivos

  1. Reconhecer a Arqueologia como ciência
  2. Contactar com o trabalho do arqueólogo
  3. Perceber o papel da arqueologia para a compreensão do passado
  4. Conhecer as técnicas dos habitantes Pré-históricos do Vale
  5. Conhecer o quotidiano do Homem Paleolítico

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Entre 26 000 e 10 500 anos a.C. o homem de Cro-Magnon, nosso antepassado direto, viveu na envolvente do Vale do rio Côa, e em alguns dos seus principais afluentes. Nesta oficina vamos desenvolver algumas modalidades da interpretação do quotidiano por parte desses homens e mulheres: recriar a produção e utilização de armas de caça, produção de fogo e realização de gravuras em suportes móveis de xisto.

À descoberta do Vale do Côa

Objetivos

  1. Aprofundar o conhecimento do património arqueológico e artístico do Vale do Côa
  2. Possibilitar momentos de descontração e divertimento

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Cada jogador representa uma tribo, que se quer instalar no Vale do Côa, por saber que oferece excelentes condições para se viver. Mas todas querem o mesmo local.

Decidem então efetuar um torneio, em que quem ganhar pode ficar com o local pretendido. As regras do torneio são feitas pelos Mais Velhos, que decidem que o vencedor deve ser a tribo que demonstrar mais conhecimentos. As tribos têm assim que responder a diversas questões. Ganha a que responder de forma acertada a uma maior número de perguntas. O jogo desenrola-se num tabuleiro gigante em que os participantes são os peões.

Com Lupa, papel e caneta:
Vamos descobrir Castelo Melhor?

Objetivos

  1. Ocupar o tempo livre entre visitas
  2. Utilizar uma abordagem lúdica para promover aprendizagem
  3. Conhecer o património histórico da aldeia
  4. Promover o contacto com a população local

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Este percurso pedestre, destinado às famílias e às escolas, é efetuado com o auxílio de uma ficha-guia que orienta a descoberta de ruas, de casas e varandas, de pequenos azulejos e outros objetos com história, que estão ainda presentes nas memórias e na vida dos habitantes da pequena aldeia de Castelo Melhor.

Os Pequenos Arqueólogos

Objetivos

  1. Reconhecer a arqueologia como ciência
  2. Conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque e Museu do Côa
  3. Perceber a função da arqueologia na compreensão e reconstrução do passado
  4. Reconhecer a arte rupestre como elo de ligação entre o passado e o presente

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Esta atividade permite uma aproximação ao método de pesquisa e construção do Parque, explorando ali o trabalho de campo normalmente desenvolvido pelos arqueólogos. Criar-se-á um ambiente propício para a descoberta da investigação arqueológica, nomeadamente do trabalho de campo.

Animação no Vale do Côa

Objetivos

  1. Reconhecer a arqueologia como ciência
  2. Conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque e Museu do Côa
  3. Perceber a função da arqueologia na compreensão e reconstrução do passado
  4. Reconhecer a arte rupestre como elo de ligação entre o passado e o presente

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Esta atividade permite uma aproximação ao método de pesquisa e construção do Parque, explorando ali o trabalho de campo normalmente desenvolvido pelos arqueólogos. Criar-se-á um ambiente propício para a descoberta da investigação arqueológica, nomeadamente do trabalho de campo.

O Vale Mágico

Objetivos

  1. Conhecer a Pré-História do Vale do Côa
  2. Contar a história do Vale do Côa através do imaginário Infantil (Marionetas)
  3. Conhecer a vida quotidiana dos Homens que viveram no Vale do Côa

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Uma oficina de teatro de marionetes, uma forma diferente de viajar no tempo, descobrindo e aprendendo a magia das várias eras históricas relevantes no Vale do Côa, através de personagens do imaginário infantil.

Pelo Caule da Memória

Objetivos

  1. Conhecer os modos de vida das diferentes populações que habitaram e gravaram no Vale do Côa
  2. Reconhecer as características específicas do Vale do Côa, em termos ambientais, do Paleolítico aos nossos dias
  3. Reconhecer as espécies vegetais ainda existentes no Côa
  4. Conhecer os usos dados às plantas na vida quotidiana

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O Côa é uma região riquíssima em biodiversidade e, no que diz respeito ao reino das plantas, é possível encontrar uma grande variedade de espécies com aplicações na alimentação, saúde e bem-estar. Esta oficina explora os vários usos de plantas aromáticas, medicinais e condimentares encontradas na zona do Museu do Côa, permitindo ao participante descobrir aromas e sabores e ficar a conhecer mais algumas curiosidades, aplicações e lendas sobre as árvores e ervas do Vale do Côa.

Nos Bastidores do Museu

Objetivos

  1. Conhecer as várias valências de um Museu
  2. Reconhecer a importância do projeto arquitetónico para o projeto Museológico

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Conhecer as várias valências de um Museu

Reconhecer a importância do projeto arquitetónico para o projeto Museológico

Conteúdo retirado e adaptado  de arte-coa.pt

Autorizado por arte-coa.pt