Localização
O Museu do Traje de Viana do Castelo Localiza-se na Praça da República, bem no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. O edifício construído em 1958, funcionou como sede do banco de Portugal até ao ano de 1996. Após o encerramento, a Câmara Municipal adquiriu o edifício com o objetivo de o transformar num museu: O Museu do Traje de Viana.
História do Museu
Após a sua aquisição pela Câmara de Viana, foi em 2002 que a mesma iniciou o processo de agregação à rede portuguesa de Museus, o que veio a acontecer em 2004. Nesse ano é feita a primeira exposição permanente: “A Lã e o Linho no traje do Alto Minho”, seguindo-se muitas outras.
Missão
O Museu do Traje tem como missão a preservação e divulgação da identidade cultural e etnográfica do traje Vianense.
Serviços Educativos
O Museu apresente um amplo leque de ofertas ás escolas com programas diversificados que vão do jardim de infância, ao 3º ciclo do ensino básico.
1- Ouro – do tradicional ao contemporâneo.
Os trajes de Viana são caracterizados pela riqueza das suas voltas em ouro e filigrana. Orientado para alunos do jardim de infância e 1º Ciclo do ensino básico, esta visita de aproximadamente 90 minutos propõe a criação de peças em “ouro” recorrendo á ornamentação com fios.
2- Riscos e desenhos – forma de comunicar
Destinado aos alunos do 1º e 2º ciclo, também com a duração de 90 minutos, esta visita tem como objetivo compreenderas simbologias dos desenhos, recorrendo á transferência do desenho para o tecido por papel químico, ou papel vegetal.
3- Os trajes e as tradições de Maria Emília Vasconcelos
Do 1º ao 3º ciclo, permite o estudo do traje à vianesa e o contributo desta ilustre vianense. Este programa tem também a duração aproximada de 91 minutos.