O Centro cerâmico de Aveiro, está localizado em Aradas e é um dos polos nacionais mais emblemáticos do amor à cerâmica. Os alicerces são fruto da dedicação e paixão de duas pessoas fantásticas:
António Valente da Silva
conhecido por António Egídio desde sempre ligado ao fabrico e decoração de porcelana, iniciou-se na Vista Alegre e transitou depois para a fábrica de porcelanas Artibus e
Adelino Ferreira Laranjeira
o Mestre Oleiro de Aradas, querido por todos e que deu alma a este projeto. Começando a amassar em menino, com os pés, esta matéria tão humilde que é o barro, para depois o transformar na Roda e o cozer no seu forno a lenha tradicional.
Se pensar em visitar Aveiro, não se esqueça que Aveiro é conhecido pela Ria, pelos ovos moles, produção de Sal, os tradicionais Moliceiros, mas também pela cerâmica.
A Funceramics possibilita, entre outras atividades, o contacto com a Roda de oleiro tradicional onde é possível observar todo o processo desde amassar o barro á mão, centrar o barro da roda, humedecer com água o barro para que depois seja possível levantá-lo comprimindo para isso as mãos enquanto o pé vai tocando a roda para que ela me movimente. Não menos importante é a maneira como se tira a peça da roda. No final todos são convidados a passarem as mãos na argila para contactarem de perto com esta rocha á medida que as explicações vão sendo dadas.
A visita pode ser feita individualmente, ou complementada com outras atividades, uma vez que o Centro Cerâmico de Aveiro tem um espaço dedicado ás Geociências. Aqui é possível produzir as próprias peças recorrendo a moldes e barro líquido, explicação sobre a cristalização, podendo os alunos produzir os seus próprios cristais.
Deixamos aqui os pack disponíveis para visitas de Estudo, podendo também ser feitas por particulares , sejam crianças ou adultos.
Deixamos aqui o formulário onde poderá fazer a sua reserva.