O Centro Ciência Via do Algarve é constituído por vários espaços com diferentes valências, que no geral têm todos uma boa acessibilidade, fazendo por isso parte da lista dos destinos apresentados por “Accessible Portugal”.
Renovámos a nossa sala de exposições principal e contamos agora com novos módulos que abordam e ajudam a clarificar aspetos em áreas relacionadas com a Alimentação, Saúde e Bem Estar, e o exercício físico! Conservámos porém os módulos mais apreciados pelo público, pelo que continua a ser possível explorar áreas do conhecimento, como a Física, a Geologia, o Vulcanismo.
Experimentar a sensação de um terremoto, ativar uma erupção num vulcão simulado, saber qualé o seu peso noutros planetas, descobrir quantas calorias há numa pizza e que gastá-las pode ser uma forma de escolher o seu canal preferido de televisão, são algumas das experiências que uma visita ao nosso Centro pode proporcionar.
Esta exposição permanente do Centro Ciência Viva do Algarve centra-se no ecossistema da Ria Formosa.
De entre os vários módulos sobre a temática destacamos o “apalpário”, um aquário intermareal concebido para conhecer e interagir diretamente com as espécies marinhas deste ecossistema. sempre com o apoio de monitores treinados.
Exite ainda um aquário representativo do ambiente submareal da Ria Formosa, onde se pode observar, entre outros animais marinhos, uma das espécies mais emblemáicas deste ambiente tão sensível: os cavalos-marinhos.
Temas:
» Diferenças entre ecossistemas aquáticos: passagem nos aquários tropical, da zona infra-mareal da Ria Formosa (onde estão os cavalos-marinhos), apalpário e módulos alusivos a algumas espécies de água doce das nossas ribeiras.
» Teias alimentares: a interligação entre as várias cadeias alimentares presentes nos nossos aquários.
» Adaptações espetaculares: as extraordinárias característias dos animais presentes nos nossos aquários que lhes permitem sobreviver nos ambientes em que evoluíram.
Desafio:
Criar um percurso, através da aplicação de diferentes materias numas placas de madeira verticais perfuradas, criadas para o efeito
Desafio:
Construir uma estrutura que não só se mova sozinha, com o auxílio de um motor, mas também que tenha incorporada uma (ou mais) canetas de forma a “rabiscar”.
Desafio:
Construção de objetos voadores e planadores que voem dentro de um “túnel de vento”, combinando diferentes objetos, partindo de um que não voe dentro do tubo.
Temas:
» Geologia na cidade de Faro;
» O Algarve debaixo de Terra;
» O mar no interior do Algarve;
» Entre praias e dunas;
» Minas de Sal-gema: Do Mar à Terra.
Temas:
» Exploração da zona intermarés;
» Minas de Sal-gema: Vida sem sal?;
» Salinas centenárias;
» Das salinas centenárias à produção de micro-algas;
» Observação de aves;
» Plantas do Algarve, sapal e dunas, Barrocal, Serra;
» Ecologia das dunas;
» Plantas invasoras: as pragas que vieram de longe;
» CSI Animal (opcional).
Temas:
» Mina de Sal-gema: Sal gema e sal marinho, qual a diferença?;
» Salinas centenárias.
Temas:
» Microplásticos no mar… E no nosso prato?! (opcional);
» Penas oleosa e partículas de plástico (opcional).
Observações orientadas, com recurso a telescópios astronómicos, de vários corpos celestes como planetas, estrelas e enxames de estrelas, nebolusas, etc., que podem corresponder a:
Atividades que permitem uma interpretação mais profunda de algumas áreas de astronomia e astrofísica, das quais se podem destacar:
– Danças da Terra;
– Construção de modelos do Sistema Solar;
– Construção de modelos das constelações;
– Construção de relógios solares.
Exploração dos tipos de erupção vulcânica através de reações químicas, com a construção de diferentes tipos de vulcões. Esta atividade pode ser completada por uma apresentação de um colaboraor da Associação de Saúde do Algarve-ASMAL, fascinado por vulcões tal como se pode ver nos seus vídeos “Não há Simão sem Vulcaõ” (disponíveis no youtube do CCVAlg)
Aprender como se trabalha em paleontologia e compreender diferentes processos de fossilização, procurando fósseis num abiente simulado. Construção de modelos de fósseis em vários materiais.
Partindo da leitura de excertos de uma história, criação de um modelo que permite perceber a dinâmica da areia na duna, numa situação natural (com plantas) ou humanizada (com a consrução de casas)
Identificação de alguns tipos de rochas, dando-se prioridade às rochas das diferentes áreas biogeográficas do Algarve. Exploração do Ciclo das Rochas (conjunto de várias atividades simples).
Compreender adaptações e evolução de alguns animais, usando como exemplo as espécies dos nossos aquários, entre outros, recorrendo a uma dinâmica de jogo.
Apresentação que permite aprender a distinguir as espécies invasoras das nossas espécies de cágados autóctones e a proteger estas últimas.
Simetrias, formas geometricas, padrões, sequência de Fibonacci, volumes, census e proporções de espécies e dos seres presentes nos aquários e no apalpário.
Visita à zona de intermaré em maré baixa numa praia rochosa ou da Ria Formosa, com posterior observação em laboratório das amostras recolhidas
Apresentação e jogo interativo sobre pegadas de animais que se encontram no Algarve.
Elaboração de um herbário, que poderá ser temático segundo a opção dos alunos/professores: plantas da Serra Algarvia, do barrocal, da Ria Formosa, das dunas, aromáticos, medicinais, etc.
Montagem de preparações e observação de seres vivos microscópicos, de tecidos ou de microplásticos.
Dissecação e observação ao microscópio e à lupa binocular de estruturas reprodutoras de plantas com e sem flor.
Separação dos pigmentos vegetais pelo processo de cromatografia.
Construção de pequenas hortas, com recurso a reutilização de materiais.
Peocedimento experimental completo para a extração do ADN de órgãos vegetais.
Construção de um modelo que evidencia diferentes fases do Ciclo da Água, permitindo ainda perceber o efeito que este Ciclo tem como sistema de depuração natural.
Exploração dinâmica e interativa do conto infantil “Daniela e o ouriço-do-mar”, com abordagem à temática da conservação ambiental.
Saída de campo com visita às salinas tradicionais, abordando desde as técnicas de produção de sal e a sua importãncia económica e social, até à sua importância ambiental. Poderá ser combinada com uma atividade de microscopia no CCVAlg.
Montagem de circuitos elétricos com recurso a diferentes materiais, experimentando pilhas naturais e/ou pilhas comerciais.
Descoberta de como funciona o 3D, através da construção de um teatro de sombras e de óculos especiais.
Experimentação das propriedades magnéticas em diferentes objetos e descoberta de processos de magnetização, através de pequenas experiências simples de eletricidade estática.
Construção de bússolas portáteis e demonstração do magnetismo terrestre.
Experimentação de processos dísicos de separação de misturas de substâncias.
Construção de instrumentos musicais e exploração de propriedades do som.
Demonstração da propagação do som e construção de dispositivos para visualização das vibrações.
Experiências relativas ao volume, elasticidade, massa do ar…
Experiências com soluções e suspensões à descoberta da densidade e flutuação.
Exploração da interação visão-imagem e interpretação.
Exploração das propriedades da luz.
Construção de caleidoscópios, espetroscópios e/ou periscópios.
Experiências de visualização de reações químicas.
Descoberta de como se formam as chuvas ácidas e das suas consequências, através de pequenas experiências simples.
Experiências para comprovar a presença de oxigénio no ar.
Partindo de uma adaptação da história do Plano Nacional de Leitura “O dragão das Mil Flores” descoberta de estruturas químicas, através de uma atividade prática.
Gravação de desenhos em pequenos quadros de gesso, através da técnica de picotado e micro-talhe. Confeção de tintas de cal artesanais e pigmentos de base mineral, com o objetivo de promover a utilização de materiais tradicionais, em contextos diferentes dos habituais valorizando os elementos culturais da região.
Sal gema e sal marinho – qual a diferença?
Pequenas experiências que evidenciam e permitem comparar características e descobrir propriedades do sal gema e do sal marinho, complementam a visita à Mina de Sal-Gema.
Experiências simples que ilustram a problemática da poluição e suas consequências para a vida marinha.
Área: Sustentabilidade
Atividade que alerta para a necessidade de redução de material descartado adquirido superfluamente das nossas compras, assim como a possibilidade de reutilização duradoura de alguns resíduos sólidos (papel, vidro, plástico, metais), construindo objetos e dispositivos ou dando-lhes outras utilizações.
Debate baseado numa apresentação e jogo sobre o atual grau de consumismo, o seu impacto, a responsabilidade de cada um neste processo e possíveis linhas de ação para reduzir a pegada ecológica. Possibilidade de recurso à Tabela Periódica para descobrir outros impactos que desconhecemos.
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