O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é um centro de ciência único, gerido pela maior instituto nacional de investigação em astronomia, que produz conteúdos próprios com a devida adequação pedagógica e rigor científico, e que recebe mais de 30 mil visitantes por ano.
Imagine-se a entrar por um estoma da folha de uma sequóia. Observe o mesófilo, penetre nas células para espreitar os seus organelos. Detenha-se no cloroplasto e observe a fotossíntese a decorrer. Tudo isto na mais completa experiência imersiva. Está encontrado o ponto de partida para compreendermos a estreita relação entre a origem da vida e as caraterísticas geológicas da Terra.
Terminaremos com uma atividade prática onde, usando o exemplo dos impactos meteoríticos, exploraremos conteúdos procedimentais associados à manipulação de variáveis, a dispositivos experimentais e de controlo.
Se procura uma atividade imersiva, com plena interdisciplinaridade entre as Ciências Físicas e Naturais, encontra-a mergulhando na química das profundezas dos oceanos, penetrando fisicamente no interior do nosso planeta, observando os seus fósseis e compreendendo a origem da vida.
Após, viaje pelo Sistema Solar… deitado!
Termine, numa atividade prática, onde obterá espectros, observará transições eletrónicas, e verá como o átomo de hidrogénio nos prega partidas. O resultado final será uma tabela periódica com as impressões digitais dos astros.
Todos conhecemos a importância da luz, mas compreendemos nós a importância de haver períodos sem deteção de fotões? E se a noite, passasse a ser dia? Quais as consequências biológicas? Após esta reflexão deixamos que as Ciências da Terra e da Vida nos conquistem: começamos pela Biologia, para depois nos dedicarmos à Geologia… incluindo a do Sistema Solar!
Começamos nos ecossistemas, passamos pelas células e viajamos pelo tempo geológico…
Os seus alunos acreditam em fantasmas? E se lhe dissermos que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar!
É bom que comecem a acreditar: o Universo tem um lado escuro que, apesar de invisível, é tão real como qualquer um de nós. Após o revelarmos, faremos uma viagem ao futuro para explorarmos o céu dessa noite.
A terminar envolva os seus alunos em atividades práticas que lhes permitirão investigar os fenómenos de absorção, reflexão, refração e reflexão total; determinar o índice de refração de um meio em relação ao ar e prever o ângulo crítico
Os seus alunos acreditam em fantasmas? E se lhe dissermos que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar!
É bom que comecem a acreditar: o Universo tem um lado escuro que, apesar de invisível, é tão real como qualquer um de nós. Após o revelarmos, faremos uma viagem ao futuro para explorarmos o céu dessa noite.
A terminar envolva os seus alunos em atividades práticas que lhes permitirão investigar os fenómenos de absorção, reflexão, refração e reflexão total; determinar o índice de refração de um meio em relação ao ar e prever o ângulo crítico
Se todo um percurso escolar das ciências pudesse ser sumarizado numa atividade, esta seria a sessão a escolher. Na verdade, partindo da Biologia e utilizando o raciocínio Geológico, observamos a Física e a Química ao serviço da Astronomia.
Após, em contexto de atividade prática, revelaremos como a trigonometria, trabalhada no 12º ano de escolaridade, nos permite realizações que muitos consideram apenas ao alcance dos mais brilhantes cientistas do planeta.
Acredita em fantasmas? E se lhe dissermos que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar! Não emite, nem reflete luz, mas está por todo o lado! Comece a acreditar: o Universo tem um lado escuro que, apesar de invisível, é tão real como qualquer um de nós.
Após esta sessão de planetário que lhe apresentará o Universo, como nunca viu, entre no nosso laboratório e, com base nas leis de Newton e considerações energéticas, interprete o lançamento de foguetões.
Acredita em fantasmas? E se lhe dissermos que existe algo que não podemos ver, sentir ou tocar! Não emite, nem reflete luz, mas está por todo o lado! Comece a acreditar: o Universo tem um lado escuro que, apesar de invisível, é tão real como qualquer um de nós. Entre numa sessão de planetário que lhe apresentará o Universo, como nunca viu!
Mais do que uma revisitação imersiva das Ciências da Terra e da Vida, apresentaremos, nesta sessão, a Geologia como suporte da vida e, consequentemente, da Biologia. Por isso, os fósseis andarão à nossa volta e a Terra é-nos revelada até por dentro. Não terminaremos sem antes refletir sobre a Geologia do Sistema Solar.
Nesta sessão imersiva faremos uma viagem pelas Ciências da Terra e da Vida que acompanharam os alunos ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Faremos o tempo geológico andar mais rápido para, depois, revelarmos a Geologia como uma ciência à escala planetária, usando como exemplo os astros rochosos do Sistema Solar.
Num segundo momento e numa atividade prática experimental, usaremos o exemplo dos impactos meteoríticos para explorar conteúdos procedimentais associados à manipulação de variáveis, dispositivos experimentais e dispositivos de controlo.
Nesta impressionante e rigorosa reconstituição histórica dos primeiros passos da humanidade no Espaço, vamos poder reconhecer o confronto entre duas superpotências com ideologias e modelos políticos antagónicos. Assim, compreenderemos o papel da Guerra Fria neste processo e justificaremos a hegemonia dos EUA com base na prosperidade económica, na supremacia militar e no dinamismo científico e tecnológico.
Conteúdo retirado e adaptado de planetario.up.pt/
Autorizado por planetario.up.pt/
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