Centro Ciência Viva do Algarve

O Centro Ciência Via do Algarve é constituído por vários espaços com diferentes valências, que no geral têm todos uma boa acessibilidade, fazendo por isso parte da lista dos destinos apresentados por “Accessible Portugal”.

Pré-escolar

“Saber+, Comer bem, Andar melhor”

Renovámos a nossa sala de exposições principal e contamos agora com novos módulos que abordam e ajudam a clarificar aspetos em áreas relacionadas com a Alimentação, Saúde e Bem Estar, e o exercício físico! Conservámos porém os módulos mais apreciados pelo público, pelo que continua a ser possível explorar áreas do conhecimento, como a Física, a Geologia, o Vulcanismo.

Experimentar a sensação de um terremoto, ativar uma erupção num vulcão simulado, saber qualé o seu peso noutros planetas, descobrir quantas calorias há numa pizza e que gastá-las pode ser uma forma de escolher o seu canal preferido de televisão, são algumas das experiências que uma visita ao nosso Centro pode proporcionar.

Exposição

“Da Ria à Rua”

Esta exposição permanente do Centro Ciência Viva do Algarve centra-se no ecossistema da Ria Formosa.

De entre os vários módulos sobre a temática destacamos o “apalpário”, um aquário intermareal concebido para conhecer e interagir diretamente com as espécies marinhas deste ecossistema. sempre com o apoio de monitores treinados.

Exite ainda um aquário representativo do ambiente submareal da Ria Formosa, onde se pode observar, entre outros animais marinhos, uma das espécies mais emblemáicas deste ambiente tão sensível: os cavalos-marinhos.

Exposição

Visitas Virtuais

Temas:

» Diferenças entre ecossistemas aquáticos: passagem nos aquários tropical, da zona infra-mareal da Ria Formosa (onde estão os cavalos-marinhos), apalpário e módulos alusivos a algumas espécies de água doce das nossas ribeiras.

» Teias alimentares: a interligação entre as várias cadeias alimentares presentes nos nossos aquários.

» Adaptações espetaculares: as extraordinárias característias dos animais presentes nos nossos aquários que lhes permitem sobreviver nos ambientes em que evoluíram.

Parede de Berlindes

Desafio:

Criar um percurso, através da aplicação de diferentes materias numas placas de madeira verticais perfuradas, criadas para o efeito

Engenhocarias

Saídas de Campo – Geologia

Temas:

» Geologia na cidade de Faro;

» O Algarve debaixo de Terra;

» O mar no interior do Algarve;

» Entre praias e dunas;

» Minas de Sal-gema: Do Mar à Terra.

Saídas de Campo – Ciência Naturais / Biologia

Temas:

» Exploração da zona intermarés;

» Minas de Sal-gema: Vida sem sal?;

» Salinas centenárias;

» Das salinas centenárias à produção de micro-algas;

» Observação de aves;

» Plantas do Algarve, sapal e dunas, Barrocal, Serra;

» Ecologia das dunas;

» Plantas invasoras: as pragas que vieram de longe;

» CSI Animal (opcional).

Saídas de Campo – Química

Temas:

» Mina de Sal-gema: Sal gema e sal marinho, qual a diferença?;

» Salinas centenárias.

Saídas de Campo – Sustentabilidade

Temas:

» Microplásticos no mar… E no nosso prato?! (opcional);

» Penas oleosa e partículas de plástico (opcional).

Erupções Vulcânicas

Exploração dos tipos de erupção vulcânica através de reações químicas, com a construção de diferentes tipos de vulcões. Esta atividade pode ser completada por uma apresentação de um colaboraor da Associação de Saúde do Algarve-ASMAL, fascinado por vulcões tal como se pode ver nos seus vídeos “Não há Simão sem Vulcaõ” (disponíveis no youtube do CCVAlg)

Área: Geologia

Como se formam os fósseis?

Aprender como se trabalha em paleontologia e compreender diferentes processos de fossilização, procurando fósseis num abiente simulado. Construção de modelos de fósseis em vários materiais.

Área: Geologia

Salvar os nossos cágados

Apresentação que permite aprender a distinguir as espécies invasoras das nossas espécies de cágados autóctones e a proteger estas últimas.

Área: Ciências Naturais / Biologia

CSI Animal

Apresentação e jogo interativo sobre pegadas de animais que se encontram no Algarve.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Herbário

Elaboração de um herbário, que poderá ser temático segundo a opção dos alunos/professores: plantas da Serra Algarvia, do barrocal, da Ria Formosa, das dunas, aromáticos, medicinais, etc.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Nuvem na Garrafa

Construção de um modelo que evidencia diferentes fases do Ciclo da Água, permitindo ainda perceber o efeito que este Ciclo tem como sistema de depuração natural.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Hortas para pequeninos

Construção de pequenas hortas, com recurso a reutilização de materiais.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Poças de Maré – Exploração de um conto infantil

Exploração dinâmica e interativa do conto infantil “Daniela e o ouriço-do-mar”, com abordagem à temática da conservação ambiental.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Jogos de Luz – Histórias com Sombras

Exploração das propriedades de matéria relativamente à luz, partindo de histórias tradicionais.

Área: Física

Ímanes e suas propriedades

Experimentação das propriedades magnéticas em diferentes objetos e descoberta de processos de magnetização, através de pequenas experiências simples de eletricidade estática. 

Área: Física

O que escondem as misturas?

Experimentação de processos dísicos de separação de misturas de substâncias.

Área: Física

Som e Música

Construção de instrumentos musicais e exploração de propriedades do som.

Área: Física

Alô?! Quem fala?

Demonstração da propagação do som e construção de dispositivos para visualização das vibrações.

Área: Física

Propriedades do ar

Experiências relativas ao volume, elasticidade, massa do ar…

Área: Física

Propriedades da água

Experiências com soluções e suspensões à descoberta da densidade e flutuação.

Área: Física

Ossos de borracha, ovo saltitão e chuvas ácidas?!

Descoberta de como se formam as chuvas ácidas e das suas consequências, através de pequenas experiências simples.

Área: Química

Oxigénio no ar?!

Experiências para comprovar a presença de oxigénio no ar.

Área: Química

O dragão cuspidor de fogo

Partindo de uma adaptação da história do Plano Nacional de Leitura “O dragão das Mil Flores” descoberta de estruturas químicas, através de uma atividade prática.

Área: Química

Penas oleosas e partículas de plástico

Experiências simples que ilustram a problemática da poluição e suas consequências para a vida marinha.

Área: Sustentabilidade

Pesca consciente

Jogo “Pesca magnética” formativo, dedicado à sustentabilidade da pesca e à poluição marinha

Área: Sustentabilidade

Preços

Visita

2€/pax*

1h30

Visita Virtual

15€/sessãoº
(para turmas em sala de aula)

1€/pax*
(Em caso ensino à distância – alunos em casa)

30min

Atividade no CCVAlg

3€/pax*

1h30

Visita + atividade

4€/pax*

1h + 1h

Atividade na escola

3,50€/pax*

1h30

Saída de campo

4,50€/pax*

2h a 3h

Saída de campo + atividade

5,50€/pax

2h a 1h

Show de Ciência

175€/1º show (150€ / shows seguintes)

máximo 100 alunos e até 5 shows por dia

Uma aula o CCVAlg

Expositiva, dinamizada por um monitor do CCVAlg – 2€/pax

Dinamizada pelo professor com os recursos do CCVAlg – 1,50€/pax

* Acresce 0,50€/pax a grupos escolares não parceiros 

º Acresce 5€/sessão a grupos escolares não parceiros 

Visitas gratuitas para rede pública de pré-escolar e 1º CEB dos concelhos de Faro, ALbufeira e Loulé

Grupos escolares parceiros – Clubes de Ciência Viva na Escola, as escolas da Rede Escola Azul, as escolas da rede pública dos concelhos de Faro, Albufeira e Loulé e Universidade do Algarve

Conteúdo retirado de ccvalg.pt

Autorizado por ccvalg.pt

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