Centro Ciência Viva do Algarve

O Centro Ciência Via do Algarve é constituído por vários espaços com diferentes valências, que no geral têm todos uma boa acessibilidade, fazendo por isso parte da lista dos destinos apresentados por “Accessible Portugal”.

1ºCEB

“Saber+, Comer bem, Andar melhor”

Renovámos a nossa sala de exposições principal e contamos agora com novos módulos que abordam e ajudam a clarificar aspetos em áreas relacionadas com a Alimentação, Saúde e Bem Estar, e o exercício físico! Conservámos porém os módulos mais apreciados pelo público, pelo que continua a ser possível explorar áreas do conhecimento, como a Física, a Geologia, o Vulcanismo.

Experimentar a sensação de um terremoto, ativar uma erupção num vulcão simulado, saber qualé o seu peso noutros planetas, descobrir quantas calorias há numa pizza e que gastá-las pode ser uma forma de escolher o seu canal preferido de televisão, são algumas das experiências que uma visita ao nosso Centro pode proporcionar.

Exposição

“Da Ria à Rua”

Esta exposição permanente do Centro Ciência Viva do Algarve centra-se no ecossistema da Ria Formosa.

De entre os vários módulos sobre a temática destacamos o “apalpário”, um aquário intermareal concebido para conhecer e interagir diretamente com as espécies marinhas deste ecossistema. sempre com o apoio de monitores treinados.

Exite ainda um aquário representativo do ambiente submareal da Ria Formosa, onde se pode observar, entre outros animais marinhos, uma das espécies mais emblemáicas deste ambiente tão sensível: os cavalos-marinhos.

Exposição

Visitas Virtuais

Temas:

» Diferenças entre ecossistemas aquáticos: passagem nos aquários tropical, da zona infra-mareal da Ria Formosa (onde estão os cavalos-marinhos), apalpário e módulos alusivos a algumas espécies de água doce das nossas ribeiras.

» Teias alimentares: a interligação entre as várias cadeias alimentares presentes nos nossos aquários.

» Adaptações espetaculares: as extraordinárias característias dos animais presentes nos nossos aquários que lhes permitem sobreviver nos ambientes em que evoluíram.

Parede de Berlindes

Desafio:

Criar um percurso, através da aplicação de diferentes materias numas placas de madeira verticais perfuradas, criadas para o efeito

Engenhocarias

Máquina de Rabisco

Desafio:

Construir uma estrutura que não só se mova sozinha, com o auxílio de um motor, mas também que tenha incorporada uma (ou mais) canetas de forma a “rabiscar”. 

Engenhocarias

Será que Voa?

Desafio:

Construção de objetos voadores e planadores que voem dentro de um “túnel de vento”, combinando diferentes objetos, partindo de um que não voe dentro do tubo.

Engenhocarias

Saídas de Campo – Geologia

Temas:

» Geologia na cidade de Faro;

» O Algarve debaixo de Terra;

» O mar no interior do Algarve;

» Entre praias e dunas;

» Minas de Sal-gema: Do Mar à Terra.

Saídas de Campo – Ciência Naturais / Biologia

Temas:

» Exploração da zona intermarés;

» Minas de Sal-gema: Vida sem sal?;

» Salinas centenárias;

» Das salinas centenárias à produção de micro-algas;

» Observação de aves;

» Plantas do Algarve, sapal e dunas, Barrocal, Serra;

» Ecologia das dunas;

» Plantas invasoras: as pragas que vieram de longe;

» CSI Animal (opcional).

Saídas de Campo – Química

Temas:

» Mina de Sal-gema: Sal gema e sal marinho, qual a diferença?;

» Salinas centenárias.

Saídas de Campo – Sustentabilidade

Temas:

» Microplásticos no mar… E no nosso prato?! (opcional);

» Penas oleosa e partículas de plástico (opcional).

Observações astronómicas

Observações orientadas, com recurso a telescópios astronómicos, de vários corpos celestes como planetas, estrelas e enxames de estrelas, nebolusas, etc., que podem corresponder a:

  1. Observações astronómicas noturnas
  2. Observações astronómicas do Sol (complemento às outras atividades, se requerido)

Área: Astronomia

Oficinas de astronomia

Atividades que permitem uma interpretação mais profunda de algumas áreas de astronomia e astrofísica, das quais se podem destacar:

– Danças da Terra;

– Construção de modelos do Sistema Solar;

– Construção de modelos das constelações;

– Construção de relógios solares.

Área: Astronomia

Erupções Vulcânicas

Exploração dos tipos de erupção vulcânica através de reações químicas, com a construção de diferentes tipos de vulcões. Esta atividade pode ser completada por uma apresentação de um colaboraor da Associação de Saúde do Algarve-ASMAL, fascinado por vulcões tal como se pode ver nos seus vídeos “Não há Simão sem Vulcaõ” (disponíveis no youtube do CCVAlg)

Área: Geologia

Como se formam os fósseis?

Aprender como se trabalha em paleontologia e compreender diferentes processos de fossilização, procurando fósseis num abiente simulado. Construção de modelos de fósseis em vários materiais.

Área: Geologia

Danças entre o vento e a areia da duna

Partindo da leitura de excertos de uma história, criação de um modelo que permite perceber a dinâmica da areia na duna, numa situação natural (com plantas) ou humanizada (com a consrução de casas)

Área: Geologia

De onde veio esta rocha?

Identificação de alguns tipos de rochas, dando-se prioridade às rochas das diferentes áreas biogeográficas do Algarve. Exploração do Ciclo das Rochas (conjunto de várias atividades simples).

Área: Geologia

Pequenos Darwinistas

Compreender adaptações e evolução de alguns animais, usando como exemplo as espécies dos nossos aquários, entre outros, recorrendo a uma dinâmica de jogo.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Só se realiza no CCVAlg

Salvar os nossos cágados

Apresentação que permite aprender a distinguir as espécies invasoras das nossas espécies de cágados autóctones e a proteger estas últimas.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Matemática subaquática

Simetrias, formas geometricas, padrões, sequência de Fibonacci, volumes, census e proporções de espécies e dos seres presentes nos aquários e no apalpário.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Só se realiza no CCVAlg

Exploração da zona intermarés

Visita à zona de intermaré em maré baixa numa praia rochosa ou da Ria Formosa, com posterior observação em laboratório das amostras recolhidas

Área: Ciências Naturais / Biologia

Atividade realizada ao ar livre

CSI Animal

Apresentação e jogo interativo sobre pegadas de animais que se encontram no Algarve.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Herbário

Elaboração de um herbário, que poderá ser temático segundo a opção dos alunos/professores: plantas da Serra Algarvia, do barrocal, da Ria Formosa, das dunas, aromáticos, medicinais, etc.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Oficina de microscopia

Montagem de preparações e observação de seres vivos microscópicos, de tecidos ou de microplásticos.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Reprodução das plantas

Dissecação e observação ao microscópio e à lupa binocular de estruturas reprodutoras de plantas com e sem flor.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Cromatografia de pigmentos das plantas

Separação dos pigmentos vegetais pelo processo de cromatografia.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Hortas para pequeninos

Construção de pequenas hortas, com recurso a reutilização de materiais.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Extração de ADN

Peocedimento experimental completo para a extração do ADN de órgãos vegetais.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Nuvem na Garrafa

Construção de um modelo que evidencia diferentes fases do Ciclo da Água, permitindo ainda perceber o efeito que este Ciclo tem como sistema de depuração natural.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Poças de Maré – Exploração de um conto infantil

Exploração dinâmica e interativa do conto infantil “Daniela e o ouriço-do-mar”, com abordagem à temática da conservação ambiental.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Salinas centenárias

Saída de campo com visita às salinas tradicionais, abordando desde as técnicas de produção de sal e a sua importãncia económica e social, até à sua importância ambiental. Poderá ser combinada com uma atividade de microscopia no CCVAlg.

Área: Ciências Naturais / Biologia

Atividade realizada ao ar livre

Circuitos elétricos

Montagem de circuitos elétricos com recurso a diferentes materiais, experimentando pilhas naturais e/ou pilhas comerciais.

Área: Física

Teatro 3D

Descoberta de como funciona o 3D, através da construção de um teatro de sombras e de óculos especiais.

Área: Física

Ímanes e suas propriedades

Experimentação das propriedades magnéticas em diferentes objetos e descoberta de processos de magnetização, através de pequenas experiências simples de eletricidade estática. 

Área: Física

Magnetismo Terrestre

Construção de bússolas portáteis e demonstração do magnetismo terrestre.

Área: Física

O que escondem as misturas?

Experimentação de processos dísicos de separação de misturas de substâncias.

Área: Física

Som e Música

Construção de instrumentos musicais e exploração de propriedades do som.

Área: Física

Alô?! Quem fala?

Demonstração da propagação do som e construção de dispositivos para visualização das vibrações.

Área: Física

Propriedades do ar

Experiências relativas ao volume, elasticidade, massa do ar…

Área: Física

Propriedades da água

Experiências com soluções e suspensões à descoberta da densidade e flutuação.

Área: Física

Ilusões de ótica

Exploração da interação visão-imagem e interpretação.

Área: Física

Reflexão, refração e muito mais!

Exploração das propriedades da luz.

Área: Física

Instrumentos de observação das propriedades da luz

Construção de caleidoscópios, espetroscópios e/ou periscópios.

Área: Física

Deteção da ocorrência de reações químicas

Experiências de visualização de reações químicas.

Área: Química

Ossos de borracha, ovo saltitão e chuvas ácidas?!

Descoberta de como se formam as chuvas ácidas e das suas consequências, através de pequenas experiências simples.

Área: Química

Oxigénio no ar?!

Experiências para comprovar a presença de oxigénio no ar.

Área: Química

O dragão cuspidor de fogo

Partindo de uma adaptação da história do Plano Nacional de Leitura “O dragão das Mil Flores” descoberta de estruturas químicas, através de uma atividade prática.

Área: Química

Pintar com tintas de cal

Gravação de desenhos em pequenos quadros de gesso, através da técnica de picotado e micro-talhe. Confeção de tintas de cal artesanais e pigmentos de base mineral, com o objetivo de promover a utilização de materiais tradicionais, em contextos diferentes dos habituais valorizando os elementos culturais da região.

Área: Química

Mina de Sal-Gema

Sal gema e sal marinho – qual a diferença?

Pequenas experiências que evidenciam e permitem comparar características e descobrir propriedades do sal gema e do sal marinho, complementam a visita à Mina de Sal-Gema.

Área: Química

Esta atividade tem um preço acrescido, uma vez que inclui visita à mina,

Penas oleosas e partículas de plástico

Experiências simples que ilustram a problemática da poluição e suas consequências para a vida marinha.

Área: Sustentabilidade

Nada se perde, tudo se transforma – reutilização consciente

Atividade que alerta para a necessidade de redução de material descartado adquirido superfluamente das nossas compras, assim como a possibilidade de reutilização duradoura de alguns resíduos sólidos (papel, vidro, plástico, metais), construindo objetos e dispositivos ou dando-lhes outras utilizações.

Área: Sustentabilidade

Sustentabilidade do planeta – responsabilidade individual

Debate baseado numa apresentação e jogo sobre o atual grau de consumismo, o seu impacto, a responsabilidade de cada um neste processo e possíveis linhas de ação para reduzir a pegada ecológica. Possibilidade de recurso à Tabela Periódica para descobrir outros impactos que desconhecemos. 

Área: Sustentabilidade

Reciclagem de plástico: A solução?

No âmbito do Projeto Alimar o CCVAlg tem máquinas capazes de transformar plástico em novos objetos! Mas será todo o plástico reciclável? Atividade que permite descobrir que existem diferentes tipos de plástico, usando técnicas simples para distinguir diferentes tipos de polímeros.

Área: Sustentabilidade

Pesca consciente

Jogo “Pesca magnética” formativo, dedicado à sustentabilidade da pesca e à poluição marinha

Área: Sustentabilidade

Preços

Visita

2€/pax*

1h30

Visita Virtual

15€/sessãoº
(para turmas em sala de aula)

1€/pax*
(Em caso ensino à distância – alunos em casa)

30min

Atividade no CCVAlg

3€/pax*

1h30

Visita + atividade

4€/pax*

1h + 1h

Atividade na escola

3,50€/pax*

1h30

Saída de campo

4,50€/pax*

2h a 3h

Saída de campo + atividade

5,50€/pax

2h a 1h

Show de Ciência

175€/1º show (150€ / shows seguintes)

máximo 100 alunos e até 5 shows por dia

Uma aula o CCVAlg

Expositiva, dinamizada por um monitor do CCVAlg – 2€/pax

Dinamizada pelo professor com os recursos do CCVAlg – 1,50€/pax

* Acresce 0,50€/pax a grupos escolares não parceiros 

º Acresce 5€/sessão a grupos escolares não parceiros 

Visitas gratuitas para rede pública de pré-escolar e 1º CEB dos concelhos de Faro, ALbufeira e Loulé

Grupos escolares parceiros – Clubes de Ciência Viva na Escola, as escolas da Rede Escola Azul, as escolas da rede pública dos concelhos de Faro, Albufeira e Loulé e Universidade do Algarve

Conteúdo retirado de ccvalg.pt

Autorizado por ccvalg.pt

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